1 evento ao vivo

9 benefícios do sexo para o bem-estar físico e mental

Fazer sexo, segundo estudos, rejuvenesce e melhor a memória. Conheça outros benefícios que a prática pode proporcionar

23 nov 2018
18h12
atualizado em 26/11/2018 às 11h21
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O sexo pode trazer diversas sensações prazerosas e faz muito bem para o nosso corpo. Mas saiba que a prática tem outras vantagens além dos mais conhecidos que você nem imagina. Abaixo, confira 9 benefícios do sexo para a sua saúde:

9 benefícios do sexo para o bem-estar físico e mental
9 benefícios do sexo para o bem-estar físico e mental
Foto: Shutterstock.com / Sport Life

Benefícios do sexo para o bem-estar físico e mental

1. Reduz o estresse

Estudo feito na Escócia constatou que aqueles que tinham uma vida sexual satisfatória se saíam melhor em atividades que geralmente estressantes, como falar em público. "Sexo, de fato, pode trazer um bem-estar geral na vida das pessoas e relaxar. Desde que se tenha vontade de praticá-lo. Se vira preocupação ou obrigação, não é legal", esclarece Laura Muller, psicóloga especializada em sexualidade.

2. Previne gripes e resfriados

Pesquisa da Universidade Wilkes, nos Estados Unidos, apontou que pessoas que transam uma ou duas vezes por semana têm 30% menos chances de ficarem gripadas. Acredita-se que um dos benefícios do sexo seja aumentar a produção de uma substância chamada imunoglobina que, como o nome indica, fortalece o sistema imunológico (de defesa).

3. Fortalece o coração

"Sexo não deixa de ser um exercício. Mexe com a musculatura e promove o condicionamento cardiorrespiratório", explica a psiquiatra Carmita Abdo. Isso significa fortalecer o coração, o mesmo benefício que a corrida e o ciclismo, por exemplo, promovem. Segundo um estudo britânico, transar pelo menos três vezes por semana reduz pela metade o risco de um homem ter um ataque do coração.

Foto: GettyPremium.com / Sport Life

4. Protege a próstata

Esse mesmo estudo também revelou que o sexo reduz em 50% os riscos de câncer de próstata. Mais: homens entre 45 e 59 anos que ejaculam pelo menos duas vezes por semana vivem dez anos mais que aqueles que chegam ao clímax menos de uma vez ao mês.

5. Rejuvenesce

Um curioso estudo feito na Escócia mostrou que aqueles que se dizem sexualmente satisfeitos aparentam ter entre sete e 12 anos menos do que eles realmente têm. Segundo os autores da pesquisa, sexo rejuvenesce por relaxar e fazer com que as pessoas durmam melhor.

6. Emagrece

Um dos benefícios do sexo é que você pode incinerar pelo menos 100 calorias em meia hora. Em outras palavras, transar também ajuda a deixar o corpo mais enxuto. Se você tem fôlego e disposição para encarar até uma hora de sexo, o efeito é quase o mesmo do promovido por uma partida de squash.

Foto: GettyPremium.com / Sport Life

7. Acaba com a dor

Há estudos que relacionam o alívio de dores de cabeça e da lombar ao sexo casual. Bastaria, portanto, transar poucos minutos durante a semana para se beneficiar. O orgasmo liberaria substâncias que interferem nos mecanismos que disparam o gatilho da dor. "Não há nenhum problema caso você se sinta realizado em transar sem compromisso. Não abrindo mão da famosa rapidinha, ou até em se masturbar.", afirma Glaury Coelho. psicóloga e terapeuta sexual.

8. Controla compulsões

Você é viciado em doces e por isso engorda a olhos vistos? Não consegue se livrar do cigarro? "Não é regra, mas é possível transferir para o sexo o prazer que você deposita excessivamente na comida ou no cigarro", responde Laura Muller. Faz sentido: se você tem vontade de transar e isso causa um relaxamento natural do corpo. Você controla a ansiedade que pode levá-lo a atacar a geladeira ou a tragar.

9. Melhora a memória

Estudo recente da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, feito em animais levantou a hipótese de que o sexo aumenta o número de neurônios em uma das áreas do cérebro responsável pela memorização.

Tenha mais energia e disposição com o Viva Leve. A gente garante: seu corpo e bolso agradecem!

Texto e entrevistas: Gabriel Gameiro/Colaborador - Edição: Giovane Rocha

Consultorias: Carmita Abdo, psiquiatra; Glaury Coelho, psicóloga e terapeuta sexual; Laura Muller, psicóloga especializada em sexualidade

Veja também:

Os ótimos números de Evander pelo Midtjylland, da Dinamarca
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade