2 eventos ao vivo

5 benefícios da meditação para a mente e o corpo

A prática é uma excelente opção para aqueles que buscam desenvolver maior disposição e preparo para lidar com a rotina

29 nov 2018
16h36
  • separator
  • comentários

Meditar é buscar se aprofundar em seus pensamentos e atitudes. Assim, por meio do relaxamento geral, é possível desenvolver técnicas para lidar melhor com o dia a dia. "Meditar é observar pensamentos e atitudes, criando um novo nível de consciência e preparo", define a professora de yoga com aprofundamento em meditação Milca Ribeiro. Como o exercício envolve tanto o físico quanto a mente, os benefícios da meditação são múltiplos e promovem uma verdadeira sensação de bem-estar. "A pessoa desenvolve a percepção sobre o próprio corpo, conseguindo relaxar e lidar com o estresse com mais facilidade. Ocorre também a diminuição da pressão sanguínea, a melhora do sistema imunológico e o relaxamento dos músculos", exemplifica o instrutor de meditação Saulo Fong.

5 benefícios da meditação para a mente e o corpo
5 benefícios da meditação para a mente e o corpo
Foto: GettyImages / Sport Life

Em resumo, meditar é um ato que gera inúmeras melhorias, proporcionando ao indivíduo uma harmonia geral. Aprenda 5 benefícios da prática para a mente e corpo humano.

Créditos - Reprodução/GettyImages
Créditos - Reprodução/GettyImages
Foto: Sport Life

5 benefícios da meditação

1. Imunidade favorecida: gripes, resfriados, infecções e outros problemas são recorrentes na sua vida? Então é bem provável que o seu sistema imunológico esteja precisando de uma ajudinha para funcionar a todo vapor. E a meditação pode contribuir com isso, pois, por melhorar a forma com que a pessoa lida com o estresse e a ansiedade, as defesas do organismo são ampliadas, aumentando o bem-estar.

2. Memória turbinada: "Meditar reestrutura o cérebro, tanto no que se refere à parte neuroquímica quanto ao funcionamento cerebral. Assim, é possível treiná-lo para um melhor raciocínio. Nos meditadores, há melhor flexibilidade cognitiva e qualidade da saúde mental", afirma a professora de yoga Vivian Shoji.

Créditos - Reprodução/GettyImages
Créditos - Reprodução/GettyImages
Foto: Sport Life

3. Coração saudável: uma pesquisa realizada pelo especialista em medicina preventiva Robert Schneider (publicada pela Associação Americana do Coração), comprova que um dos benefícios da meditação é a redução dos problemas cardíacos. Depois de analisarem mais de 200 voluntários com alto risco do problema cardíaco, os pesquisadores perceberam que a meditação transcendental de 15 a 20 minutos por dia (sempre seguindo as instruções de especialistas na área) apresenta melhores resultados. Aqueles que aderiram a técnica tiveram 47% menos ataques cardíacos, derrames cerebrais e mortes, quando comparados aos demais.

4. Problemas emocionais: a meditação é um exercício guiado pelo controle da respiração e isso resulta em uma melhora das questões relacionadas à mente. Portanto, doenças como ansiedade e depressão são combatidas com maior facilidade. E mais: os pensamentos negativos comuns em pessoas depressivas também podem ser afastados com o simples ato de meditar. "Diversos estudos já mostraram a prática fortalece o cérebro, tonalizando-o e preparando para receber melhor as dificuldades do dia a dia", explica Sedamar Marques, especialista em inteligência emocional.

5. Corpo em forma: embora a meditação não seja responsável pela queima calórica, pode ajudar  controle do peso. Isso acontece porque a saúde gastrointestinal é beneficiada com esse método, prevenindo problemas no corpo. Além disso, foi realizado um estudo na Universidade da Califórnia (nos Estados Unidos) que comprovou que os níveis dos hormônios cortisol e estresse podem ser reduzidos ao meditar. E são justamente esses hormônios que têm relação direta com a produção de gordura abdominal. Ou seja, o ponteiro da balança tende a diminuir!

Você conhecia os 5 benefícios da meditação para a mente e o corpo? Apresente essas vantagens para os seus amigos para influenciá-los a começar na prática e adquirir as vantagens!

Consultorias: Adriano Saran, terapeuta; Anna Karla Smith, neurologista especialista em medicina do sono; Milca Ribeiro, professora de yoga com aprofundamento em meditação; Roberto Debski, psicólogo; Saulo Fong, instrutor de meditação; Sedamar Marques, especialista em inteligência emocional; Vivian Shoji, professora de yoga

Sport Life

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade