PUBLICIDADE

Meditação é essencial para o seu sistema imunológico

Meditar aumenta as chances do sistema imunológico trabalhar corretamente, atacando só os intrusos que entram no corpo. Entenda o benefício!

2 abr 2021 11h00
Publicidade

Na natureza, a palavra-chave é transformação. E essa transformação se refere à forma, não à essência. A forma das coisas vai mudando: uma semente vira uma árvore, uma árvore vira uma madeira, uma madeira vira uma mesa. A mesa se decompõe e vira adubo, que por sua vez, vira terra e vai alimentar outra semente. Assim é o ciclo de todas as coisas.

A natureza vai constantemente mudando a forma. Mas a essência, que é energia na forma de átomos e moléculas, de energia eletromagnética ou de energias mais sutis, como a energia da alma, do amor, das coisas que somos lá no fundo da nossa essência, permanece.

Assim, como tudo é feito quase da mesma matéria, existe uma competição por essa matéria no planeta Terra. É por isso que um tigre, por exemplo, quer comer um antílope, porque o tigre precisa daquela carne para alimentar o próprio corpo.

Isso também acontece, só que de outra maneira, com bactérias e vírus, que querem o nosso corpo para prolongar a vida deles. Na visão desses pequenos seres, nós somos apenas um grande amontoado de recursos valiosos e eles querem tomar posse dessa montanha de células que nós somos, cheias de nutrientes e de potencialidades. Na essência, isso não é o que somos realmente, porque afinal somos uma alma. Porém, o corpo é o que utilizamos aqui na matéria para estarmos vivos.

Meditar aumenta as chances do sistema imunológico trabalhar corretamente
Meditar aumenta as chances do sistema imunológico trabalhar corretamente
Foto: creativeneko / iStock

Como somos tão valiosos, no nosso corpo existem incontáveis bactérias e vírus que querem nos dominar e usar a nossa vida e metabolismo, fazendo com que criemos ainda mais vírus ou bactérias. Para impedir isso e preservar a riqueza do nosso corpo, temos os nossos guardiões: todo o nosso sistema imunológico.

Meditar envia mensagens para o sistema imunológico

O sistema imunológico tem que ser baseado no entendimento do que é uma ameaça real e do que é só uma imaginação. Da mesma maneira que um policial precisa se disciplinar para usar violência apenas quando é absolutamente necessário e sempre contra quem quer causar o mal, o nosso sistema imunológico precisa ser treinado para só atacar o que deve ser atacado. Mas nem sempre acontece assim.

Uma alergia, por exemplo, é o sistema imunológico entrando em pânico porque identificou um fragmento de proteína como se fosse um vírus ou uma bactéria. Isso pode acontecer com quem come algum amendoim ou consome a proteína do leite de vaca, no qual é alérgico. Só que existem outras moléstias mais graves para o sistema imunológico enlouquecer e atirar para todos os lados, como artrite, lúpus e esclerose múltipla.

Comprovadamente, quando nós meditamos, estamos enviando para o nosso corpo inteiro, a partir do cérebro, uma mensagem muito clara, que é “está tudo bem”. Se estamos meditando, sentados de pernas cruzadas, de olhos fechados, é porque está tudo bem. E por ordem do cérebro, que foi acalmado pela meditação, o corpo começa a produzir substâncias que caem na corrente sanguínea e indicam: “atenção sistema imunológico, está tudo bem”. Logo, o sistema imunológico vai mudando o grau de pânico, de atenção e de vigilância dele, parando de atacar células boas e passando a realmente só atacar os intrusos.

Uma pessoa muito estressada pode acabar tendo vários problemas de saúde por causa de um sistema imunológico que se volta contra o próprio corpo. Um exemplo é a Febre Reumática. Essa doença acontece quando algumas bactérias entram, principalmente em infecção de garganta, e o corpo cria resistência contra aquelas bactérias, mas acaba atacando também as células do próprio coração da pessoa.

É comprovado que, se a pessoa tem uma vida mais tranquila e faz meditação, ela melhora percentualmente as chances desse sistema imunológico fazer corretamente o trabalho dele, que é atacar apenas o que deve ser atacado.

Meditar, portanto, é essencial para que o seu sistema imunológico possa estar tranquilo, e também eficiente para saber atacar quando chegar um invasor real. A sua paz contamina cada uma das suas células e emana para além de você, influenciando inclusive a vida de outras pessoas. Cuide do seu sistema imunológico!

Seja Zen com Sat Seja Zen com Sat
Publicidade