PUBLICIDADE

Queda de cabelo: saiba como a alimentação interfere nos fios

Especialistas indicam os ingredientes que não podem faltar em uma dieta para melhorar a saúde capilar

26 out 2021 11h21
ver comentários
Publicidade
Queda de cabelo
Queda de cabelo
Foto: Shutterstock / Sport Life

A queda de cabelo é um incômodo que pode atingir homens e mulheres de todas as idades. No entanto, costuma ser mais comum em adultos acima dos 40 anos. Conforme o tempo passa, o problema começa a aparecer e atormentar a mente das pessoas. Fator que pode gerar, inclusive, complicações relacionadas à autoestima, depressão e ansiedade.

O que talvez algumas pessoas não saibam, é que apesar da calvície, na maioria dos casos, aparecer após uma certa idade, os problemas relacionados à queda de cabelo começam na adolescência. Além de fatores genéticos, hábitos ruins, infecções e má alimentação estão entre os principais motivos dessa condição.

Segundo a dermatologista, Letícia Bortolini, uma das melhores maneiras de evitar a queda de cabelo é com uma alimentação saudável ao longo da vida. Além disso, manter a higiene é outro fator fundamental. "Lavar os cabelos em dias alternados também é importante, pois não deixa o couro cabeludo sujo por muito tempo porque isso gera irritação e entope os orifícios dos fios com oleosidade e queratina, o que irá prejudicar o crescimento", explica.

No entanto, a utilização de produtos químicos e drogas, sem a orientação adequada de um profissional especializado, pode comprometer a saúde do paciente e até mesmo intensificar a queda de cabelo. Nesse sentido, o melhor remédio é apostar em uma alimentação equilibrada. Para isso, reunimos um time de especialistas que indicou tudo que não pode faltar em uma dieta para manter os fios capilares firmes e fortes. Confira:

1 - Aumente o consumo de proteínas

De acordo com a médica nutróloga, Dra. Marcella Garcez, professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), os cabelos são formados, principalmente, por queratina - um tipo de proteína. Portanto, manter os níveis adequados do nutriente é o primeiro passo para evitar a queda de cabelo. A especialista recomenda a ingestão de alimentos como peixe, frango, carne magra, ovos e feijão.

2 - Tenha uma boa hidratação e evite a queda de cabelo

Sabemos que a água é fonte de vida. Para os cabelos, não é diferente. "Além disso, ela é fundamental para a absorção dos nutrientes dos demais alimentos, garantindo pele e cabelos radiantes", explica o médico nutrólogo Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

3 - Não esqueça das vitaminas e minerais

Alimentos como semente de linhaça, castanha de caju e amendoim oferecem uma boa carga de nutrientes que evitam a queda de cabelo. "Além das proteínas, minerais metálicos como ferro e cobre, presentes, por exemplo, no fígado, também possuem participação importante na saúde capilar, da mesma maneira que as vitaminas do complexo B, como a biotina", completa a Dra. Garcez.

4 - Soja e ferro são aliados contra a queda de cabelo

Para os especialistas, o consumo adequado do grão pode favorecer a circulação sanguínea do couro cabeludo. Da mesma maneira, o ferro presente em leguminosas e carnes vermelhas é fundamental para evitar a queda de cabelo. "A falta de ferro é uma das principais causas da queda, pois este mineral faz parte da formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. O que deixa os fios mais fortes", explica o Dr. Burckhardt.

5 - Açúcar costuma ser o grande vilão

O excesso de doces e açúcares provoca o aumento da insulina. Com isso, de acordo com os especialistas, o organismo libera hormônios que inibem a divisão celular da raiz capilar. Dessa maneira, ocorre um processo inflamatório no couro cabeludo e, consequentemente, o enfraquecimento e a queda dos fios. Portanto, vai com calma na sobremesa.

Fonte: Saúde em Dia

Sport Life
Publicidade
Publicidade