PUBLICIDADE

O que é o Festival Wesak

Celebração ocorre na primeira Lua Cheia do período de Sol em Touro

25 abr 2021 22h29
ver comentários
Publicidade
wesak-celebrar
wesak-celebrar
Foto: Big Stock / Personare

O Sol está em Touro e, então, chega a primeira Lua Cheia: eis o dia do Festival Wesak. Na tradição oriental, esta data é chamada de Dia de Buda, marcando sua iluminação e morte.

No budismo - que é uma filosofia sem orientação religiosa -, no século V (antes da era comum), Sidarta foi um princípe nascido em uma região que hoje é conhecida como Nepal. Ele teria deixado para trás sua riqueza e posses para buscar o verdadeiro significado da vida e teria atingido esse objetivo no dia da primeira Lua Cheia sob o Sol de Touro.

Como celebrar o Wesak

O Festival de Wesak é uma data especial no calendário oriental, considerado por muitos o dia mais poderoso do ano. De acordo com a tradição, Buda desceria na Terra durante esta Lua Cheia, derramando uma chuva de energia e bênçãos.

Por causa disso, os simpatizantes das tradições orientais ligadas à espiritualidade realizam intensas e fervorosas meditações, nas quais fazem pedidos para Gautama Buda e também agradecem pelas coisas boas recebidas.

Cada país em que a cultura budista está presente celebra de uma maneira o Wesak. Normalmente, a data é precedida de:

Em alguns países, lanternas decoram as casas e as pessoas usam roupas brancas. Também costumam despejar água sobre os ombros de Buda para indicar que as pessoas precisam limpar suas mentes do apego, da raiva e do medo.

Este momento é marcado pelas energias de sabedoria, amor e consciência, trazendo oportunidades de ascensão e iluminação.

Wesak 2021 no Brasil

Em 2021, a primeira Lua Cheia do período de Sol em Touro ocorre às 00:31 do dia 27 de abril. Essa Lua Cheia ocorrerá no signo de Escorpião.

No Brasil, as meditações devem começar na noite de 26 de abril de 2021.

Wesak e a Astrologia

Para a Astrologia, faz sentido que seja uma Lua Cheia especial, uma vez que o signo de Touro tem a ver com a energia de abundância. Touro tem grande ligação com a Mãe Terra, e toda Lua Cheia marca um apogeu, daí ser um dia de "chuva de bênçãos".

Uma sutileza astrológica, porém, é que Escorpião, signo oposto e complementar a Touro, no qual a Lua vai estar em 2021, tem a ver com processo de limpezas e purificação. Assim, ficaria como uma sugestão não só pedir coisas boas, mas também perdoar, liberar ressentimentos, limpar, bem como rogar pela finalização de ciclos que precisam ir.

Equipe Personare (conteudo@personare.com.br)

- Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.

Personare
Publicidade
Publicidade