PUBLICIDADE

Mulher tem que treinar braço? As vantagens de exercitar os membros superiores

Treinadora aponta os benefícios e os principais exercícios para o público feminino incluir na rotina

27 out 2021 11h20
| atualizado às 13h24
ver comentários
Publicidade
Mulher tem que treinar braço
Mulher tem que treinar braço
Foto: Shutterstock / Sport Life

Mulher tem que treinar braço sim, como qualquer outro músculo do corpo. Para ter um físico saudável, estético e harmonioso é fundamental que todas os grupamentos musculares estejam em dia. Durante muito tempo cultuou-se a ideia de que o público feminino deveria se limitar à prática de exercícios para as pernas, glúteos e abdômen. Seja por preconceito ou falta de informação, algumas pessoas acreditavam que realizar atividades isoladas para os membros superiores poderia deixar as mulheres excessivamente musculosas. O que não é verdade.

Segundo Alessandra Dias, gerente técnica da Smart Fit, uma das frases que ela mais ouve das mulheres na academia é: "não quero ficar com braço masculinizado ou grandão". No entanto, de acordo com a treinadora, mesmo para quem tem esse objetivo, as coisas não são tão simples assim.

"Comparado com os homens, nós, mulheres, temos baixos níveis de testosterona, que é o hormônio diretamente associado à hipertrofia muscular. Por isso, esse aumento dos membros superiores só acontece para mulheres que treinam com frequência e com carga bastante elevada", explica.

O treino de membros superiores para as mulheres também pode proporcionar inúmeras vantagens, como a perda de peso, por exemplo. "Enrijece e tonifica a musculatura, ajuda a reduzir o músculo do tchauzinho, deixando o tríceps mais forte e definido, diminui as gorduras localizadas, que incomodam algumas mulheres, previne problemas futuros de mobilidade e deixa os braços mais funcionais para tarefas do dia a dia", revela Alessandra. Além disso, o treino de membros superiores também é importante para gerar mais força e potencializar os exercícios de perna, por exemplo.

Principais exercícios de membros superiores para as mulheres

E a boa notícia é que para obter todos esses benefícios do treino de membros superiores, não é necessário apostar em métodos mirabolantes. De acordo com a treinadora, existem três exercícios básicos, que não podem faltar em uma boa série. Confira:

Supino - Para fortalecer a área do peitoral e ajudar a deixar os seios mais firmes;

Remada fechada - Aumenta a força dos músculos das costas e dos ombros - além de ser um bom exercício de condicionamento;

Elevação lateral - Fortalece os ombros e auxilia na postura.

Para Alessandra, "o ideal é treinar de duas a três vezes por semana" e intercalar os treinos no esquema AB: um dia membros superiores (A), no outro membros inferiores (B).

No entanto, vale lembrar que cada pessoa possui suas próprias individualidades, necessidades e objetivos. Dessa maneira, pode ser que essa não seja a melhor estratégia para você. Por isso, é fundamental consultar um profissional de educação física e pedir ajuda para o professor da academia. Apenas um especialista saberá te avaliar e indicar a melhor periodização possível.

Sport Life
Publicidade
Publicidade