PUBLICIDADE

Fisioterapia respiratória: como melhorar a função pulmonar após Covid-19

Especialista explica como funciona o método utilizado em pacientes infectados pelo coronavírus

9 jan 2022 12h29
| atualizado em 10/1/2022 às 10h05
ver comentários
Publicidade
Fisioterapia respiratória
Fisioterapia respiratória
Foto: Shutterstock / Sport Life

A fisioterapia respiratória é um método utilizado para reabilitar pessoas que tiveram algum tipo de comprometimento pulmonar. Não por acaso, o procedimento ganhou uma certa notoriedade nos últimos tempos, devido à pandemia de Covid-19, doença que costuma prejudicar a respiração das pessoas.

Sequelas da Covid-19

Mas, engana-se quem pensa que os efeitos causados pelo coronavírus vão embora quando o paciente testa negativo. Em alguns casos, o chamado "Long Covid" pode durar várias semanas e prejudicar a qualidade de vida das pessoas, com inúmeros tipos de sequelas. Se você já sofreu com os sintomas da doença, provavelmente, notou algo diferente ao tentar retomar às atividades do dia a dia.

Segundo uma pesquisa feita em 2020 pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, sete em cada dez pacientes que foram hospitalizados ainda tinham sequelas cinco meses após a alta. Para quem pratica esportes, por exemplo, o retorno à rotina de exercícios costuma exigir acompanhamento profissional. O fôlego e a disposição de quem já teve Covid-19 pode demorar para voltar. E é aí que entra a fisioterapia respiratória.

Como funciona a fisioterapia respiratória

"Profissionais que atuam nessa especialidade contam com técnicas manuais e recursos instrumentais destinados à expansão pulmonar e à desobstrução das vias aéreas superiores e inferiores", explica a Dra. Isabela Sclauser, especialista em reabilitação cardiopulmonar e professora no Centro Universitário Newton Paiva.

Para os pacientes que sofrem com as sequelas da Covid-19, além da fisioterapia respiratória, também existe a reabilitação pulmonar. "Apesar de ser aplicada pelo mesmo profissional, são abordagens distintas. O Programa de Reabilitação Pulmonar tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e, para isso, apresenta componentes importantes como: treinamento de força e resistência da musculatura periférica e dos músculos respiratórios, treinamento aeróbico e o plano educacional", conta a fisioterapeuta.

O método também é aplicado para o tratamento de outras doenças

Além da Covid-19 esse tratamento também pode ser aplicado em outros pacientes que apresentam algum tipo de comprometimento respiratório. Pessoas que sofreram de pneumonia, ou possuem alguma doença recorrente, como asma, fibrose cística, sequelas de tuberculose ou condições relacionadas ao tabagismo de longo prazo também podem se beneficiar da prática.

Dá para fazer fisioterapia respiratória em casa?

Porém, de acordo com a Dra. Sclauser é preciso tomar cuidado com alguns conteúdos que indicam como fazer a fisioterapia respiratória em casa. A consulta à um especialista, nesse caso, é fundamental. "Existem sim exercícios simples que podem ser feitos em casa. No entanto, não existe receita de bolo. É importante que a pessoa tenha passado por um treinamento com o fisioterapeuta antes. É ele que fará uma avaliação individualizada das necessidades e capacidades do paciente", finaliza a fisioterapeuta.

Sport Life
Publicidade
Publicidade