PUBLICIDADE

Chás para tratar a insônia: 5 receitas práticas

Conheça as ervas que podem melhorar a qualidade do sono e permitir um descanso mais efetivo

19 out 2021 11h38
| atualizado em 26/10/2021 às 11h21
ver comentários
Publicidade
Chás para tratar a insônia
Chás para tratar a insônia
Foto: Shutterstock / Sport Life

Tomar chás para tratar a insônia não é novidade na cultura brasileira. Afinal, quem nunca recebeu essa dica de um familiar mais experiente? E engana-se quem pensa que esses conselhos eram infundados e ineficazes. Ok, a razão para essa prática ter se tornado tão comum e difundida, talvez, tenha sido empírica. Baseada em fatos observacionais ou não, é fato que algumas ervas naturais têm propriedades benéficas para a qualidade do sono.

Vale lembrar que o sono é um dos pilares fundamentais para um estilo de vida saudável. Pouco adianta realizar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada e não conseguir descansar direito. É durante a noite que o organismo processa todos os estímulos recebidos e evolui dentro do objetivo proposto. Apostar em chás para tratar a insônia pode ser uma boa alternativa para quem tem dificuldades para dormir.

De acordo com a neuropsicóloga e doutora em medicina do sono, Ksdy Sousa, a insônia também pode gerar ansiedade e outros distúrbios mentais, "visto que aumenta o nível de alerta, bem como a presença de pensamentos acelerados e as preocupações na hora de dormir", explica.

Pensando nisso, com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro, separamos alguns chás para tratar a insônia e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Confira:

1) Erva-cidreira

A especialista aponta que a erva-cidreira é constantemente usada para fins medicinais, principalmente para o tratamento de distúrbios psicológicos e insônia. Segundo Stavro, as formas mais comuns de uso da erva são o chá e o óleo essencial.

2) Valeriana

De acordo com a nutricionista, substâncias como o ácido valerênico, ácido isovalérico e os antioxidantes hesperidina e linarina, presentes na raiz da valeriana, possuem propriedades sedativas. Dessa maneira, a erva pode ser usada como um tratamento natural para melhorar a qualidade do sono.

3) Camomila

"É uma erva suave, que tem sido amplamente utilizada para tratar problemas como insônia, depressão, estresse e ansiedade. Ela é rica em apigenina, um composto químico com efeito tranquilizante", conta Stavro.

4) Lavanda

"Poucas pessoas sabem que podem beber um chá de lavanda para uma rotina noturna mais relaxante. Com um efeito benéfico ainda na insônia e depressão, você pode usar a lavanda como óleo essencial também, em um difusor, massagens ou no travesseiro", indica Stavro.

5) Passiflora

De acordo com a nutricionista, a passiflora é um sedativo à base de plantas usado para tratar ansiedade e distúrbios do sono. O seu chá pode aumentar os níveis de gama-aminobutírico, também conhecido como GABA, no cérebro. Essa substância é um aminoácido que reduz a atividade no sistema nervoso central e promove o relaxamento do corpo. Fatores que contribuem para a melhora do humor e do sono. Sem falar da diminuição dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse.

Modo de preparo

Esquente 250ml de água até formar pequenas bolhas (o ideal é não ferver). Coloque uma colher de sopa da erva escolhida, feche e aguarde 10 minutos. Coe ou retire o saquinho da água. Beba em seguida. Para obter os resultados desejados, uma xícara do chá 30 minutos antes de se deitar já é o necessário.

Importante - Vale ressaltar que, em casos mais sérios de insônia, onde o paciente não consegue ter resultados satisfatórios com mudanças de hábitos, o ideal é procurar orientação médica especializada. Problemas de saúde precisam de tratamento correto e profissional.

Fonte: Saúde em Dia

Sport Life
Publicidade
Publicidade