PUBLICIDADE

5 dicas para praticar qualquer esporte com saúde

No Dia do Atleta Olímpico, saiba o que é preciso para começar a prática de alguma atividade e abandonar, de vez, o sedentarismo

23 jun 2021 09h29
ver comentários
Publicidade
Dia do Atleta Olímpico: 5 dicas para praticar qualquer esporte com saúde
Dia do Atleta Olímpico: 5 dicas para praticar qualquer esporte com saúde
Foto: Shutterstock / Sport Life

O Dia do Atleta Olímpico é comemorado em 23 de junho. A data homenageia atletas que se dedicam e participam dos esportes olímpicos. O ápice, para esses profissionais, é a conquista da medalha, mas isso requer disposição, foco, saúde física e mental.

A prática de esportes, aliada a outros hábitos saudáveis, é importante não só para o corpo, mas para a mente também, e contribui para o desenvolvimento de outras habilidades, como concentração, coordenação motora, respiração, postura, entre outros benefícios.

Uma das situações já conhecidas por quem pratica esportes, sejam atletas olímpicos ou amadores, são as lesões. Por isso, é fundamental se cuidar. Confira cinco dicas para praticar atividades físicas sem abrir mão da saúde:

1- Alongamento: o alongamento é fundamental para quem pratica qualquer atividade física, através dele é possível manter e até aumentar a flexibilidade dos músculos, o que, consequentemente, ajuda a evitar lesões;

2- Respiração: mantenha uma boa respiração, inspirando o ar pelo nariz e soltando pela boca. Embora pareça simples, treinar essa habilidade pode reduzir o estresse, ansiedade e desacelerar o batimento cardíaco ajudando a melhorar o rendimento, algo crucial para amadores até atletas de nível olímpico.

3- Meias próprias para praticar esportes: as meias de compressão já existem há muitos anos e são usadas, principalmente, por pessoas que possuem varizes ou problemas de circulação. No entanto, o uso delas pode ser preventivo e há modelos no mercado específicos para a prática de esportes.

4- Beba água: se hidratar é fundamental, tanto para um atleta olímpico quanto para quem nem pratica atividades. A água garante o funcionamento do intestino e dos rins, evita o inchaço abdominal e traz mais disposição, além de regular a temperatura do corpo e melhorar a circulação sanguínea.

5- Ter uma boa alimentação: é fundamental controlar a alimentação e investir em alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e proteínas. Alimentos gordurosos e calóricos devem ser evitados. Aposte nas frutas!

Sport Life
Publicidade
Publicidade