5 dicas para investir na salada e montar o prato perfeito

Você entra em um self-service e vê uma variedade enorme de opções para fazer sua salada, certo? Mas você sabe combinar os ingredientes?

25 mar 2021
0comentários
Publicidade
Mulher comendo salada na academia
Mulher comendo salada na academia
Foto: Shutterstock.com / Sport Life

Os restaurantes de self-service são muito comuns no Brasil. Você entra no local com fome e recebe uma variedade de opções de salada para montar seu prato. Contudo, essa fartura acaba sendo prejudicial para quem está tentando uma dieta ou ainda quem não consegue se controlar muito bem. E, tudo bem, nós entendemos seu problema e, por isso, fizemos um guia com 5 dicas do que colocar ou não no prato.

A salada perfeita

Invista na salada: Normalmente, as saladas estão no começo. Aproveite que seu prato ainda está vazio e coloque alface, espinafre, rúcula, agrião, entre outras. Essas fibras ajudam a ocupar o espaço do prato, que normalmente é bem grande e colaboram sendo fontes de fibra por excelência, o que ajuda o deixá-lo saciado rapidamente. No entanto, se a sua digestão não é tão boa, ou se você sofre com problema de gases, evite comê-las em excesso.

Arco-íris na mesa: Os nutricionistas sempre falam que é muito importante ter um prato bem colorido. Ponha tomate e pimentão para ter a cor vermelha, cenoura, para o alaranjado, rabanete e beterraba, para o roxo; e pimentão, salsa e coentro, para o verde. Só com isso você já preencheu boa parte do nosso arco-íris.

Nem só de salada vive o homem: Salada é bom, mas também é preciso comer um pouco de proteína, certo? O melhor é sempre trocar o tipo que você ingere e opção não faltam: atum, frango, ovo, queijo fresco ou até mesmo uma carne vermelha mais magra… Outra possibilidade é você colocar um pouco de queijo ralado para temperar sua salada.

Se for fazer atividade física: É muito importante ingerir carboidratos também. Se você vai treinar à tarde, inclua massa na salada, como uma mistura de alface e macarrão, por exemplo. Mas, nesse caso, deixe de lado o milho, o feijão fradinho e os grãos. Se quiser uma salada de bacalhau, acrescente folhas de alface, inclua grão-de-bico, bastante salsa ou coentro e, eventualmente, uma batata cozida.

Temperos: Muitas pessoas fazem tudo certo até chegar à pergunta: "Que molho deseja?" O melhor é que ele tenha azeite e um pouco de vinagre. De vez em quando, muito de vez em quando mesmo, você pode pedir uma tacinha pequena de molho à parte para molhar o garfo enquanto come.

Sport Life
Publicidade
Publicidade