PUBLICIDADE

Antidepressivos fazem mal à saúde e podem causar morte precoce

Publicidade

Antidepressivos são vilões da saúde. De acordo com um estudo da McMaster University, os benefícios destes medicamentos não compensam seus possíveis riscos, que incluem até mesmo a morte prematura em pacientes idosos. As informações são do jornal Daily Mail.

Os antidepressivos servem para aliviar os sintomas de depressão e, para isso, eles elevam os níveis de serotonina no cérebro, o que melhora o humor e a disposição. No entanto, boa parte de serotonina que o corpo produz é usada para outros fins, incluindo a digestão, formação de coágulos de sangue em locais com feridas, reprodução e desenvolvimento.

Segundo pesquisa publicada no jornal Frontiers in Psychology, estes, medicamentos tiveram efeitos negativos sobre a saúde de todos os processos normalmente regulados pela serotonina. Isto incluiu um maior risco de problemas de desenvolvimento em crianças, problemas com a função sexual, problemas digestivos, sangramento anormal e acidente vascular cerebral em idosos.

"Precisamos ser muito mais cautelosa sobre o uso disseminado dessas drogas. É importante porque milhões de pessoas são prescritos antidepressivos a cada ano, pensando que essas drogas são seguras e eficazes", alertou o líder do estudo e biólogo Paul Andrews.

Antidepressivos podem causar problemas digestivos, sangramento anormal e acidente vascular cerebral em idosos
Antidepressivos podem causar problemas digestivos, sangramento anormal e acidente vascular cerebral em idosos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Publicidade