3 eventos ao vivo

Álcool gel vira bebida de adolescentes americanos

  • separator

Jovens norte-americanos estão ingerindo álcool gel, que serve como higienizador para as mãos. De acordo com os médicos, os adolescentes consomem esses produtos para obter os mesmos efeitos de bebidas alcoólicas. As informações são do site da CNN.

O grande problema é o teor de álcool, segundo o médico toxicologista e pediatra Robert J. Geller, da Universidade de Emory. "Os desinfetantes contêm 60% de álcool. Sendo assim, ingerir duas doses deste produto equivale a beber três doses de tequila", explica.

Em 2011, foram relatados 622 casos nos EUA em que adolescentes ficaram intoxicados por álcool por meio de higienizadores para as mãos, de acordo com a Associação Americana de Centros de Controle de Envenenamentos (AAPCC). "As especificidades de cada caso não são conhecidas, mas no geral, 77% destes adolescentes foram internados por ingerir o produto; o resto envolvia exposição em olhos e pele", diz Loreeta Canton, porta-voz da AAPCC.

Nenhum dos relatórios envolvendo higienizadores de mãos resultou na morte dos jovens. No entanto, essa tendência pode ter consequências inesperadas. "Pode haver sedação, vômitos e diminuição da respiração, mas tudo depende da quantidade ingerida", afirma Geller.

Além disso, o álcool pode interferir no funcionamento normal do corpo e causar a perda de coordenação e diminuição no tempo de reação. "O etanol em excesso também pode levar a quedas perigosas de açúcar no sangue", explica o pediacra e toxicologista Carl Baum.

A nova tendência entre os jovens é ingerir álcool gel, que serve como desinfetante para as mãos
A nova tendência entre os jovens é ingerir álcool gel, que serve como desinfetante para as mãos
Foto: Getty Images

Veja também:

Influencers falam sobre doenças crônicas nas redes
Fonte: Terra
publicidade