PUBLICIDADE

Aeróbico protege saúde mental e cardiovascular dos idosos, diz estudo

Outra tese que denota a necessidade de uma vida física ativa

14 fev 2024 - 12h37
(atualizado em 16/2/2024 às 15h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Muitos pensam que a partir da terceira idade fica difícil engrenar uma rotina rígida com exercícios físicos e alimentação. Porém, isso é apenas um mito, desmistificado pela ciência. 

Sistema cardiovascular e mental dos idosos
Sistema cardiovascular e mental dos idosos
Foto: Shutterstock / Sport Life

Nesse sentido, o estudo da dupla de pesquisadores Zebin Wen e Tiwei Zhang, da Taiyuan University of Technology, da China, garante que o aeróbico reabilita o sistema cardiovascular e a saúde mental dos idosos. 

Entenda como o aeróbico reabilita o sistema cardiovascular e a saúde mental dos idosos

52 pacientes com insuficiência cardíaca crônica se dividiram aleatoriamente em dois grupos. Além disso, com base na classificação funcional do NYHA (New York Heart Association Functional Classification), houve a separação dos grupos por 27 pacientes com grau II e 25 com grau I. 

O grupo experimental encarou exercícios aeróbicos sob controle da frequência cardíaca por sete meses comparado ao grupo controle sem prescrição de exercício algum. Na equiparação, foram usados o teste de caminhada de 6 minutos e avaliação de função cardíaca por EcoDoppler Agilent 4500 em frequência de 2,5MHz.

Dessa forma, Wen e Zhang alegaram que comparado ao grupo controle a frequência cardíaca da turma experimental diminuiu em diferentes graus (P<0,05), a resistência ao exercício cresceu significativamente (P < 0,01) e o índice de função ventricular esquerda apontou melhora(P < 0,01). 

Portanto, concluíram que observaram impacto positivo do exercício aeróbico direcionado para reabilitação do sistema cardiovascular e da saúde mental nos pacientes idosos.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade