PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

7 dicas para se alimentar de maneira saudável e eliminar peso

Veja como alguns cuidados favorecem o emagrecimento e o funcionamento do corpo

13 mai 2024 - 18h03
Compartilhar
Exibir comentários

Manter uma alimentação equilibrada não só é essencial para alcançar e manter um peso saudável, mas também desempenha um papel importante na preservação da saúde a longo prazo. Além disso, uma dieta nutritiva, rica em vitaminas, minerais e fibras, não apenas contribui para o bem-estar físico, mas também promove a saúde mental. 

Manter uma alimentação equilibrada ajuda manter a saúde do corpo em dia
Manter uma alimentação equilibrada ajuda manter a saúde do corpo em dia
Foto: Yarkovoy | Shutterstock / Portal EdiCase

"É a alimentação que fornece ao corpo os nutrientes essenciais para funcionar adequadamente, mas depende de vários pilares estarem envolvidos e equilibrados", explica a nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento. 

Abaixo, veja 7 dicas para se alimentar de maneira saudável e eliminar peso!

1. Aumente a ingestão de vegetais

Incremente suas refeições com uma maior variedade de vegetais. Verduras, legumes, sementes e leguminosas são fontes ricas em nutrientes essenciais que não apenas ajudam a controlar a sensação de saciedade, mas também promovem a saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

"Além de estes alimentos serem bem mais baratos que os alimentos prontos ou congelados, eles possuem os nutrientes necessários para te ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada", afirma a nutricionista Bárbara Ramires.

2. Evite alimentos processados

O consumo excessivo de alimentos processados, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e sódio, está associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares, além de dificultar o processo de emagrecimento.

Optar por opções mais naturais e não processadas é essencial para promover uma dieta saudável e equilibrada. "Essas comidas (processadas) são altamente calóricas e gordurosas e não contém nenhum nutriente, nem vitaminas, tampouco minerais", explica Bárbara Ramires.

3. Planeje as refeições da semana

Elaborar um planejamento semanal de refeições é fundamental para garantir a disponibilidade de opções saudáveis e evitar o consumo de alimentos processados ou fast food quando bater a fome. Essa estratégia ajuda a manter a alimentação equilibrada ao longo da semana, facilita a compra de ingredientes saudáveis e economiza tempo na preparação das refeições. Além disso, ao planejar é possível variar os pratos, garantindo uma dieta rica em nutrientes e sabores.

Se manter hidratado ajuda na digestão e a absorver nutrientes
Se manter hidratado ajuda na digestão e a absorver nutrientes
Foto: GBJSTOCK | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Beba bastante água

A água desempenha um papel fundamental no funcionamento adequado do corpo, ajudando na digestão, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos. Manter-se hidratado pode aumentar a sensação de saciedade e beber água regularmente pode acelerar o metabolismo, melhorando o desempenho físico durante o exercício e facilitando a perda de peso.

5. Não pule refeições

É preferível evitar pular refeições, pois quando o fazemos, a fome pode se acumular, levando a excessos na próxima refeição e consumo além do necessário. Além disso, períodos prolongados sem comer podem resultar em falta de energia e prejudicar o metabolismo.

"Pular as refeições não ajuda a perder mais peso, pelo contrário. O ideal é comer a cada três horas para que o metabolismo continue acelerado ao longo do dia, o que ajuda a queimar calorias e controlar a fome", orienta a nutricionista Marina César Silva

6. Inclua proteínas magras em todas as refeições

As proteínas desempenham um papel fundamental na manutenção da sensação de saciedade e no estímulo à construção muscular. Opte por fontes magras, como frango, peixe, ovos, tofu e leguminosas, para garantir uma alimentação equilibrada e nutritiva. Essas opções não apenas fornecem os aminoácidos essenciais para o corpo, mas também são ricas em outros nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, que contribuem para a saúde geral

7. Evite excessos 

Exagerar em qualquer aspecto pode representar riscos para nossa saúde. É fundamental buscar o equilíbrio durante as refeições e evitar adotar dietas radicais sem o acompanhamento de um profissional de saúde, pois isso pode acarretar problemas para o bem-estar.

O foco deve ser em uma alimentação equilibrada e saudável a maior parte do tempo, em vez de seguir dietas restritivas que não são sustentáveis a longo prazo. "Não existe a dieta ideal, mas aquela que melhor se adequa à realidade do seu organismo e àquilo que você busca", finaliza Bárbara Ramires. 

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade