PUBLICIDADE

7 benefícios das castanhas para a saúde

Inseri-las na dieta é uma maneira deliciosa e nutritiva de promover o bem-estar geral

27 fev 2024 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários

As castanhas são sementes comestíveis que se destacam não apenas pelo sabor característico, mas também pelos diversos benefícios que oferecem à saúde. Incluindo variedades como castanha-do-pará, castanha-de-caju, amêndoas, nozes e avelãs, essas pequenas maravilhas são ricas em nutrientes essenciais. Além disso, podem ser consumidas de diversas formas: cruas, torradas, em saladas, em pratos principais ou em sobremesas.

As castanhas têm nutrientes importantes para a saúde
As castanhas têm nutrientes importantes para a saúde
Foto: Krasula | Shutterstock / Portal EdiCase

Por isso, a seguir, confira 7 benefícios das castanhas para a saúde!

1. Ricas em fibras 

Ricas em fibra, as castanhas auxiliam o processo do sistema digestivo e previnem a constipação. "As fibras presentes nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio. Absorvem excessos e ajudam a eliminar as toxinas. Previnem a constipação e doenças relacionadas ao intestino, ajudam na perda de peso e na prevenção de doenças cardiovasculares", explica a nutricionista Fernanda Sobral.

2. Gorduras saudáveis

As castanhas contêm ácidos graxos que beneficiam a saúde vascular, ajudando a reduzir o risco de doenças cardíacas e vasculares. 

3. Saúde dos ossos

Por conter uma alta quantidade de magnésio e potássio, o consumo de castanhas ajuda a manter a densidade óssea e a prevenir a osteoporose. 

4. Reduzem o colesterol

Com o alto teor de gordura saudável, o consumo de castanha ajuda a inibir o colesterol LDL (o "mau" colesterol) no sangue. "Elas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável", explica a nutricionista Natália Colombo.

O consumo de castanhas pode ajudar quem busca perder peso de maneira saudável
O consumo de castanhas pode ajudar quem busca perder peso de maneira saudável
Foto: SNeG17 | Shutterstock / Portal EdiCase

5. Controle do peso

Incluindo a castanha de forma adequada na dieta, ela ajuda no controle do peso corporal e promove a saciedade. "Possuem grande quantidade de nutrientes que provocam saciedade, são antioxidantes e ajudam a manter o nível de glicose estável, auxiliando o processo da queima de gordura", explica a nutricionista Nathalia Bungenstab Sales.

6. Poder antioxidante  

Os antioxidantes presentes nas castanhas ajudam a manter a pele saudável e a vitamina E e o selênio combatem o estresse oxidativo, protegendo as células dos radicais livres. Por isso, previnem o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele mais macia e bonita.

7. Funcionamento do sistema imunológico

A vitamina C e o zinco presentes nas castanhas são importantes para o funcionamento adequado do sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções e doenças. 

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade