PUBLICIDADE

5 alimentos proibidos para quem tem hemorroidas inflamadas 

Coloproctologista com 6 milhões de seguidores no YouTube traz as dicas para quem sofre com hemorroidas inflamadas

23 fev 2024 - 06h50
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários
5 alimentos proibidos para quem tem hemorroidas inflamadas:

As hemorroidas são veias dilatadas na região anal ou retal, que podem causar inchaço, coceira e sangramento. Apesar de serem bastante comuns, afetando cerca de 50% da população em algum momento da vida, as hemorroidas podem ser bastante incômodas e interferir na qualidade de vida das pessoas.

Felizmente, existem diversos cuidados que podem ser tomados para aliviar os sintomas e prevenir o agravamento da doença. 

Dieta rica em fibras

A constipação é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento e agravamento das hemorroidas. Uma dieta rica em fibras ajuda a manter as fezes macias e facilita a evacuação, reduzindo a pressão nas veias do ânus.

Consuma regularmente

• Frutas com casca (maçã, pêra, ameixa)

• Legumes e verduras (brócolis, espinafre, cenoura)

• Grãos integrais (aveia, arroz integral, feijão)

• Sementes e oleaginosas (chia, linhaça, nozes)

Beba bastante água

A água é essencial para manter o corpo hidratado e as fezes macias. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, especialmente antes das refeições e ao acordar.

Evite

• Alimentos processados e industrializados

• Carnes vermelhas

• Frituras

• Bebidas alcoólicas

• Café em excesso

Atividade física regular

A prática de exercícios físicos ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a prevenir a constipação. Caminhadas, natação e yoga são ótimas opções para quem tem hemorroidas.

Evite o sedentarismo

Ficar sentado por longos períodos de tempo pode aumentar a pressão nas veias do ânus e piorar os sintomas das hemorroidas. Levante-se e movimente-se pelo menos a cada 30 minutos.

Banhos de assento

Os banhos de assento com água morna podem ajudar a aliviar a dor e o inchaço das hemorroidas. Faça banhos de 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

Compressas frias

As compressas frias podem ajudar a reduzir o inchaço e a dor das hemorroidas. Aplique compressas de gelo por 10 a 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

Pomadas e cremes

Existem diversas pomadas e cremes disponíveis no mercado que podem ajudar a aliviar os sintomas das hemorroidas. Consulte um médico ou farmacêutico para escolher o produto mais adequado para você.

Evite esfregar a região anal

Esfregar a região anal pode piorar a dor e o inchaço das hemorroidas. Use papel higiênico macio e úmido para se limpar após evacuar.

Procure um médico

Se os sintomas das hemorroidas forem graves ou persistentes, procure um médico para avaliação e tratamento adequado. O médico poderá recomendar opções de tratamento como ligadura elástica, esclerose e cirurgia.

Prevenção

Adotando um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em fibras, ingestão adequada de água, prática de atividade física regular e evitando o sedentarismo, você pode prevenir o desenvolvimento de hemorroidas.

Assista ao vídeo com as dicas do coloproctologista Fernando Lemos, criador do canal Planeta Intestino, que conta com 6 milhões de inscritos.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade