PUBLICIDADE

Recupere sua saúde mental fragilizada

Ter saúde mental é fundamental, porque é através da mente que experimentamos o mundo

19 fev 2021
Publicidade

A saúde é essencial para que possamos amar, respirar, criar, aprender, mudar – nos expressar na própria vida. E a saúde é sempre um estado de harmonia; portanto, não existe saúde se estamos em desequilíbrio. De maneira análoga, existe saúde dentro de você se tudo no seu corpo – rim, fígado, cérebro, coração, pernas, braços, sistema digestivo e sistema neurológico – está fazendo a sua função. 

Mas essa saúde que tanto buscamos também existe no ramo mental. A saúde mental é até mais importante do que a saúde física, porque é através da mente que experimentamos o mundo. Existem, por exemplo, pessoas com algumas doenças físicas, às vezes crônicas, que são mais felizes do que outras que têm um corpo saudável. Uma doença mental machuca e faz com que a interface com a vida e a capacidade de ser vivo e de se expressar seja diminuída.

É muito comum que as pessoas tenham cuidado com o físico, porque as dores físicas falam muito alto e nos impedem de fazer bobagens. Ninguém iria correr uma maratona se estivesse, por exemplo, com o tornozelo torcido, o pé machucado ou com falta de ar. Porém, tentamos viver a vida e fazer coisas dificílimas mesmo quando a saúde mental está ferida.

Ter saúde mental é fundamental, porque é através da mente que experimentamos o mundo
Ter saúde mental é fundamental, porque é através da mente que experimentamos o mundo
Foto: ThitareeSarmkasat / iStock

Buscar ajuda para a saúde mental é fundamental e é tão mais bonito do que costumamos pensar. Por algum motivo – que eu não entendo – essa falta de saúde mental está associada a fraqueza. Mas não é bem assim.

Ter força não é simplesmente aguentar uma situação negativa, sem se render a ela. De maneira inteligente, é buscarmos soluções, ajuda, transformação interna, meditação, conversa, terapia, até chorar profundamente e fazer com que aquilo que estava preso no coração e no emocional venha para fora para ser trabalhado.

Se lembrarmos que saúde é um estado de harmonia, vamos perceber que é a sociedade desarmônica em que vivemos que vai causando doenças na nossa mente. Os tempos corridos, as urgências de tudo para agora, a falta de amorosidade, a falta de gentileza nas relações, toda doença da nossa sociedade vai nos deixando doentes, como se bebêssemos uma água poluída, como se fossemos envenenados a cada dia. 

Mas o que fazer para mudar isso?

Precisamos tratar a saúde mental como uma prioridade. A beleza e a solução para tudo isso é que, se a sociedade está doente, a nossa essência, a nossa alma não está. Em vez de bebermos a água da sociedade, nós temos que beber a água da alma; do silêncio; de buscar dentro de nós a nossa luz; a água de ousar ser diferente da multidão; a água de, enquanto está todo mundo brigando, estamos trazendo a paz; a água de, enquanto todos estão perdidos no medo, estamos tendo coragem e coerência.

É através de bebermos no oásis da alma, da verdade, que encontramos saúde mental. Quando bebemos da nossa fonte nos tornamos prioridade e, assim, também podemos ajudar os outros que estão sem saúde.

Seja Zen com Sat Seja Zen com Sat
Publicidade