Quem foi o Papa Francisco? Conheça a trajetória inspiradora
Ele morreu em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma, aos 88 anos
O Papa Francisco, sumo pontífice da Igreja Católica, faleceu nesta madrugada (21) aos 88 anos. Ele morreu em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após uma pneumonia dupla.
Durante a última aparição pública na Praça de São Pedro, neste Domingo de Páscoa, ele acenou para as milhares de pessoas que estavam presentes e fez um apelo aos responsáveis políticos "para que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento".
Sua História
Tornou-se o 266º papa em toda a história da Igreja Católica. Foi eleito no conclave de 2013 depois que Bento XVI renunciou à sua posição e tornou-se o primeiro papa latino-americano da história. No momento em que a votação começava a dar sinais de que Bergoglio seria eleito Papa,o cardeal brasileiro, Dom Cláudio Hummes, teria feito um pedido: "Não se esqueça dos pobres".
O nome Francisco foi escolhido em referência a São Francisco de Assis, santo conhecido por sua humildade e cuidado com os mais vulneráveis.
Quem foi o Papa Francisco?
Seu nome é Jorge Mario Bergoglio. Ele nasceu em Buenos Aires, na Argentina. Inicialmente, fez cursotécnico em Química. Chegou a mencionar que queria ser médico. Porém, a vocação religiosa falou mais alto em seu coração. Foi com desapontamento que a mãe de Jorge Bergoglio recebeu a notícia de que ele queria se tornar padre, no fim de 1955, quando ele concluiu o curso técnico.
"O momento de decidir veio junto com o verão, e eu não sabia muito bem como abordar a questão com meus pais. Principalmente com minha mãe, que tinha certeza de que eu iria à universidade e me tornaria médico", conta ele na autobiografia Esperança. Assim, tornou-se membro da Companhia de Jesus em 1958.