Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Primeira onda de frio do inverno chega ao Brasil com chance de neve

Entre domingo (22) e segunda-feira (23), as temperaturas devem cair rapidamente; há previsão de geada e chuvas

21 jun 2025 - 15h37
(atualizado às 20h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O Climatempo alertou para a chegada da primeira onda de frio do inverno de 2025 ao Brasil na próxima semana, a partir de segunda-feira (23). A estação, que começou na última sexta-feira (20), deverá registrar temperaturas mais baixas do que as dos anos anteriores.

Com o avanço do frio intenso, entre domingo (22) e segunda
Com o avanço do frio intenso, entre domingo (22) e segunda
Foto: feira (23), há previsão de geada e fortes chuvas - Pexels/Kristin Vogt / Bons Fluidos

Previsão do tempo para a próxima semana

De acordo com a empresa de meteorologia, a passagem de um ciclone pelo país, juntamente com uma nova massa de ar forte polar, atrai uma frente fria para os estados do Centro-Sul entre domingo (22) e segunda-feira (23). Além disso, os fenômenos favorecem a ocorrência de ventos fortes na região.

Há um indicativo de que, durante os próximos dias, as temperaturas sejam negativas em partes do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no sul de Minas e em São Paulo. Por isso, o interior e toda a região Sul, pode registrar geada ampla. No estado paulista, o tempo se agrava até quarta-feira (25), com expectativa de fortes chuvas.

Um cenário semelhante já pode ser visto Rio Grande do Sul. Em decorrência, o Climatempo deixou áreas de Santa Catarina e do Paraná em estado de atenção. Segundo a organização, ainda há possibilidade de neve na serra gaúcha no início da semana.

Frio intenso e chuvas

A Defesa Civil do estado de São Paulo apontou que, comparando com os últimos anos, o inverno desde ano será um dos mais severos. Isso porque não haverá influência dos fenômenos El Niño e La Niña. Desta forma, a previsão indica para valores médios abaixo de 22ºC no Sul e Sudeste do Brasil, que, assim como o Mato Grosso do Sul, devem enfrentar geadas durante toda a estação.

"A chance de nevar no inverno de 2025 é muito maior do que nos invernos de 2023 e 2024.", afirma o Climatempo.

Ademais, temporais estão mais recorrentes nessas regiões, com índices acima da normalidade no leste de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A chuva, no entanto, também pode chegar ao Centro, especialmente em Goiás e no Distrito Federal, bem como no Nordeste.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade