PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Plantas medicinais: 6 espécies para cultivar em casa

Conheça algumas plantas medicinais que podem ser cultivadas em casa e saiba mais sobre os benefícios de cada uma delas

24 abr 2024 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

As plantas medicinais são conhecidas pelo seu alto potencial terapêutico que contribui para a saúde e bem-estar. Algumas espécies são utilizadas desde a Antiguidade e até hoje auxiliam no tratamento e prevenção de várias doenças. Abaixo, confira seis plantas medicinais para cultivar em casa e aproveite os seus benefícios.

Algumas plantas ajudam a prevenir certas doenças
Algumas plantas ajudam a prevenir certas doenças
Foto: Shutterstock / Alto Astral

1. Hortelã 

A hortelã é uma planta medicinal conhecida pelo aroma fresco e agradável.  Ela possui efeito calmante e expectorantes, o que contribui para o tratamento de doenças como a gripe.  

A espécie não exige muito espaço e se adapta a diferentes condições climáticas. O ideal é deixá-la em um ambiente com bastante incidência do sol.  

2. Boldo  

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, devido às suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.  

O cultivo da espécie deve ser feito com total exposição ao sol e rega moderada, mantendo o solo sempre úmido, mas sem encharcar. 

3. Babosa  

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta rica em magnésio, potássio, vitamina C e iodo. A espécie possui propriedades que ajudam no combate a fungos causadores de doenças que atingem pele e cabelo, como micose e caspas.  

A planta pode ser cultivada em vasos grandes com furos para liberar o fluxo de água. A preferência é por um solo drenado com terra, areia e adubo. 

4. Camomila 

Famosa pelo efeito calmante, a camomila também possui antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a eliminar as inflamações do organismo e proteger as células do efeito oxidante causado pelos radicais livres. 

Para o cultivo, a camomila exige solo bem drenado com pouca incidência do sol. A rega deve ser moderada, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.  

5. Erva-doce   

A erva doce é utilizada no tratamento de gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases, dores de cabeça, entre outros problemas. A planta deve ser sempre exposta ao sol e aguada regularmente. 

6. Erva-cidreira 

A erva-cidreira possui propriedades calmantes e sedativas e ajuda no trato de problemas digestivos. A espécie deve ser plantada em um lugar onde receba a luz direta do sol.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Publicidade