Sarna em cachorro: os 6 gatilhos mais comuns da doença e como oferecer mais bem-estar ao seu pet
Descubra os 6 principais gatilhos da sarna em cachorro e aprenda como tratar e prevenir a doença. Saiba também se sarna de cachorro pega em humano!
Quando um cão começa a se coçar sem parar, arrastar o corpo no chão ou apresentar falhas no pelo, muitos tutores pensam logo em pulgas ou alergias. Mas existe uma outra causa bastante comum por trás desses sintomas: a sarna em cachorro. Provocada por ácaros que se instalam na pele do animal, essa doença dermatológica é mais frequente do que parece, e pode afetar pets de todas as idades, raças e tamanhos.
O problema é que, além do incômodo físico, a sarna pode afetar a saúde emocional do cachorro, comprometer o sistema imunológico e até representar riscos para as pessoas que convivem com o cão infectado. É isso mesmo: alguns tipos de sarna canina podem afetar os humanos! Portanto, identificar os gatilhos da doença e saber como tratar sarna em cachorro é fundamental para garantir uma recuperação adequada, sem problemas maiores.
O que é a sarna em cachorro?
A sarna é uma doença de pele causada por diferentes espécies de ácaros, que se alimentam da pele do animal ou se reproduzem nela. Existem alguns tipos principais, como a sarna sarcóptica, que é altamente contagiosa, causa coceira intensa e pode ser transmitida para humanos; a sarna demodécica, que geralmente não é contagiosa e aparece por predisposição genética ou baixa imunidade; e a sarna otodécica (também conhecida como sarna…