Sarcopenia em gatos: entenda como essa condição impacta animais idosos e o que fazer para controlar
Saiba como identificar e tratar a sarcopenia em gatos idosos. Veja dicas para recuperar massa muscular e cuidar do bem-estar do pet.
Com o passar dos anos, os gatos começam a apresentar mudanças no corpo que fazem parte do envelhecimento natural. Uma delas é a sarcopenia felina, condição caracterizada pela perda progressiva de massa muscular. Embora não seja exclusivo de gato idoso, esse processo costuma acontecer de forma silenciosa, geralmente a partir da maturidade do animal, e pode impactar diretamente sua mobilidade, energia e bem-estar.
O problema é que o tutor, muitas vezes, só percebe que a sarcopenia está ativa quando o gato apresenta sinais visíveis, como dificuldade para subir em móveis ou um corpo bem mais magro, especialmente nas patas traseiras e nas costas. Mas a boa notícia é que, com o diagnóstico correto e os cuidados certos, é possível controlar esse quadro, garantindo mais qualidade de vida para o bichano.
Para entender um pouco mais sobre esse assunto, conversamos com a médica veterinária Caroline Acquesta Canal, que explicou como reconhecer os sinais de sarcopenia em gatos e o que você pode fazer em prol da saúde do seu pet. Confira!
Como a sarcopenia surge em gatos?
Em termos gerais, a sarcopenia em gatos acontece quando o corpo do animal não consegue repor suficientemente o gasto de massa muscular que vai ocorrendo com o tempo. Isso costuma estar associado a diversos fatores que afetam a manutenção dos músculos, como:
Envelhecimento celular: com a idade, as células musculares perdem eficiência e a capacidade de regeneração diminui.
Menos atividade física: gatos idosos tendem a se movimentar menos, o que reduz o estímulo para manter os músculos fortes.
Alterações hormonais: a queda na produção de alguns hormônios ligados ao metabolismo e ao crescimento muscular contribui para a perda de…