Ração para gato castrado evita ganho de peso? Veterinário explica como a nutrição influencia após a cirurgia
Descubra como a ração para gato castrado influencia no metabolismo do pet após a cirurgia e ajuda a manter a saúde em dia.
A castração é um dos procedimentos mais comuns (e recomendados) para gatos domésticos. Ela ajuda a prevenir doenças, controlar a população felina e até melhora o comportamento em muitos casos. Mas o que muita gente não sabe é que, depois da cirurgia, o organismo do gato passa por mudanças importantes que exigem atenção especial com a alimentação. É aí que entra a ração para gatos castrados.
Afinal, por que é tão importante oferecer alimentos específicos para gatos castrados e o que eles têm de diferente das rações comuns? Conversamos com a médica veterinária Aglaia Trindade para tirar essas e outras dúvidas que podem te ajudar a manter seu pet saudável e bem nutrido após a castração. Continue a leitura e descubra como a escolha da ração faz toda a diferença para um gato castrado!
O que muda no organismo do gato após a castração?
Após a castração, o metabolismo dos gatos tende a ficar mais lento, porque a cirurgia reduz os níveis de hormônios sexuais do animal. Isso significa que eles passam a gastar menos energia durante o dia, refletindo diretamente no ganho de peso. Além disso, os gatos castrados tendem a ficar mais calmos e com menos instinto de caça, o que diminui o nível de atividade física e, portanto, diminui também o gasto calórico.
Para completar, muitos gatos castrados também passam a comer mais, já que a diminuição do nível hormonal também altera o controle da saciedade no cérebro do animal castrado, fazendo com que ele sinta mais fome. Todos esses fatores…