Psoríase canina: veterinária explica como identificar e cuidar da doença de pele em cães
Descubra entenda como a psoríase pode afetar os cães, quais são os sintomas dessa doença de pele e os cuidados essenciais para garantir o bem-estar dos pets
Você sabia que a pele do cachorro, apesar de ficar escondida sob a pelagem, pode dar muitas pistas sobre a condição de saúde do animal? Coceira fora do normal, vermelhidão, feridinhas e descamação nem sempre são problemas passageiros e podem ter relação com várias doenças de pele que afetam os cães. Entre elas, está a psoríase canina, uma condição rara que pode causar bastante desconforto.
O Patas da Casa conversou com a médica veterinária Andresa Esteves para entender melhor esse assunto pouco conhecido no universo pet. Vamos explicar o que causa a psoríase, quais são os sintomas mais comuns e quais tratamentos podem ajudar a controlar a condição e melhorar a qualidade de vida do cachorro. Continue a leitura!
O que é psoríase em cães?
A psoríase canina é considerada uma doença autoimune em cachorro. Ela acontece quando o sistema imunológico, que deveria proteger o organismo, acaba atacando as próprias células da pele. É um processo inflamatório que resulta em lesões e descamações, deixando o pet bastante desconfortável.
De acordo com Andresa Esteves, por ser extremamente rara em cães, a maioria dos casos que se parecem com psoríase acabam sendo dermatite atópica, alergias, sarna, infecções fúngicas ou…