Gato filhote precisa de mais proteína? Entenda a importância para o crescimento saudável, segundo veterinários
A proteína é essencial para o desenvolvimento do gato filhote. Entenda o papel desse nutriente e saiba como escolher a ração para filhote de gato ideal.
Durante os primeiros meses de vida, o gato filhote passa por um ritmo intenso de crescimento e desenvolvimento, tanto físico quanto neurológico. E para que os ossos, músculos, órgãos e até o sistema imunológico se formem de maneira saudável, o organismo do gatinho precisa de uma nutrição reforçada e adaptada às suas necessidades. É aí que entra a proteína!
Apesar de ser vital para todas as fases da vida de todas as espécies, o consumo desse nutriente deve ser ajustado conforme a idade e o estilo de vida do animal — o que vale também para os gatos. Nesse contexto, será que o filhote de gato precisa de mais proteína do que os adultos? Para entender a importância dessa substância na infância felina, falamos com a médica veterinária Bruna Giubilei, que separou algumas dicas simples de como escolher a melhor ração para gato filhote. Confira!
Por que o filhote de gato precisa de mais proteínas do que o gato adulto?
Quando o assunto é alimentação do filhote de gato, a proteína é a estrela principal — e não é à toa. De acordo com Bruna, o nutriente desempenha funções vitais no desenvolvimento físico, imunológico e metabólico dos felinos. "Gatos são carnívoros obrigatórios, ou seja, dependem de proteínas de origem animal para sobreviver e se desenvolver adequadamente", afirma a médica.
Em termos gerais, as proteínas ajudam a construir e renovar tecidos, fornecem energia e garantem que o filhote cresça com força, vitalidade e disposição. Justamente devido às suas necessidades intensas de crescimento, desenvolvimento e energia, os gatinhos devem consumir mais proteínas do que adultos — uma…