Esses métodos recomendados por veterinários ajudam a prevenir a cinomose, uma das doenças mais graves para cães
A cinomose é uma das doenças mais perigosas e temidas pelos tutores de cães. Porém, existem formas eficazes de preveni-la.
Por ser uma doença de cachorro bastante contagiosa e com um alto grau de fatalidade, a cinomose é um dos problemas de saúde mais temidos pelos tutores. Ela é causada por um vírus da família Paramyxovirus, chamado CDV, que pode atingir cães de qualquer idade e raça. Com sintomas diversos, nem sempre é fácil identificar essa doença — o que preocupa ainda mais os pais de pet.
A boa notícia é que existem algumas formas de prevenir a cinomose canina e deixar seu cachorro mais protegido. A seguir, veja quais são os métodos mais recomendados por veterinários!
O que é cinomose canina?
A cinomose em cachorro é uma doença viral que é transmitida principalmente pelo contato com animais infectados. Secreções oculares, nasais e orais são o principal meio de contágio, mas o xixi e cocô de cachorro também podem transmitir a doença. Além disso, o cão pode contrair a cinomose por meio do compartilhamento de objetos contaminados, como potes de ração, bebedouro e brinquedos.
Apesar da alta taxa de transmissão, a cinomose não passa para humanos nem gatos. No entanto, é importante ter uma atenção especial com a patologia, principalmente porque o vírus da cinomose canina é muito resistente e pode sobreviver por meses em um ambiente infectado.
Sintomas da cinomose canina são variados
Não costuma ser tão fácil detectar um quadro de cinomose. Sintomas variam bastante de paciente para paciente, e a doença tem diferentes fases. Cada uma delas atinge uma parte do corpo do cachorro, e por isso muitas vezes os sinais clínicos se confundem com outras doenças.
Para se…