Dar banho em gato no verão é uma boa ideia? Saiba como refrescar os pets e entenda quando os banhos são indicados, segundo especialistas
O banho em gato gera muitas dúvidas nos tutores, principalmente quando as temperaturas aumentam e deixam o gatinho com calor. Veja o que fazer!
O banho em gato no verão é realmente necessário? Esse é um tema que levanta muitas dúvidas entre os tutores que estão em busca de formas efetivas para aliviar o desconforto de seus pets com as altas temperaturas. Embora os gatos sentem calor, a maioria tem verdadeira aversão à água e podem ficar estressados. Por isso, veterinários e comportamentalistas felinos recomendam cautela dos tutores antes de decidir dar banho em gato.
Mas será que é possível refrescar seu gato no calor sem colocá-lo debaixo d'água? Reunimos as melhores dicas para ajudar seu gato a enfrentar o calor sem estresse!
Pode dar banho em gato no verão?
Por mais que suas intenções sejam boas, o banho em gato no verão deve ser evitado! Na verdade, os banhos nunca são uma boa ideia para os felinos, independentemente da época do ano. Os gatos são animais que conseguem fazer sua própria limpeza sem qualquer tipo de ajuda externa.
O famoso banho de gato (quando ele passa a própria língua pela pelagem) é mais do que suficiente para retirar impurezas. O banho estético, por outro lado, remove o cheiro natural do gato e pode gerar muito estresse. Como consequência, o gato pode se lamber em excesso para devolver aos pelos o cheiro que ele está acostumado.
Dar banho em gato (filhote ou adulto) é uma experiência que pode deixar o animal agressivo, com medo…