PUBLICIDADE

9 cuidados com os olhos dos cachorros no outono 

Veja como proteger o seu animal de estimação de algumas doenças oculares comuns nesta estação

22 abr 2024 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários

Devido a uma variedade de fatores sazonais e ambientais, os cachorros estão mais propensos a sofrer problemas oculares durante o outono. As condições de vento e clima seco podem irritar os olhos dos pets, aumentando a probabilidade de doenças. Além disso, reações alérgicas por causa de pólen, poeira e mofo também podem prejudicar a visão dos bichinhos.  

Alguns cuidados ajudam a evitar problemas oculares nos cachorros durante o outono
Alguns cuidados ajudam a evitar problemas oculares nos cachorros durante o outono
Foto: Gerain0812 | Shutterstock / Portal EdiCase

Conjuntivite, causada por irritantes ambientais, e ceratoconjuntivite seca, uma condição em que os olhos não produzem lágrimas suficientes para manter a superfície ocular úmida, são as doenças oculares mais comuns nesta época do ano.

"São problemas desencadeados por uma série de fatores sazonais, incluindo mudanças nas condições climáticas, aumento da poluição do ar e até mesmo a exposição a agentes alergênicos comuns nesta época do ano, como poeira e pólen", reforça a veterinária Ana Íris Batista. 

Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados para proteger os olhos do cachorro durante o outono. Confira dicas!  

1. Limpeza regular dos olhos  

No outono, os ventos trazem sujeiras que podem irritar os olhos do seu animal de estimação. Por isso, faça a limpeza dos olhos do seu pet regularmente. "Utilize uma solução oftálmica específica para cães para limpar delicadamente ao redor dos olhos, removendo qualquer sujeira, poeira ou secreções que possam se acumular", recomenda a veterinária.  

2. Ambiente livre de alérgenos 

Durante o outono, alérgenos como poeira, pólen e mofo estão mais presentes no ar. Por isso, mantenha a área onde seu animal de estimação passa a maior parte do tempo limpa para evitar reações alérgicas e irritações oculares. 

3. Evite fumaça e poluição 

Nesta época do ano, evite exposição do seu cachorro à fumaça de cigarro e ambientes com alta poluição, pois isso pode causar irritações nos olhos e agravar condições pré-existentes. 

4. Alimentação balanceada e hidratação  

Conforme Ana Íris Batista, uma dieta balanceada e rica em nutrientes é essencial para garantir a saúde ocular do cachorro. Por isso, é recomendado consultar o veterinário para orientações sobre os cuidados com a alimentação do bichinho. Também é importante oferecer bastante água ao cachorro durante o outono. Além de manter a hidratação do corpo, a água ajuda a prevenir olhos secos e irritados. 

É importante ter cuidado com produtos de limpeza que podem causar irritação ocular no cachorro
É importante ter cuidado com produtos de limpeza que podem causar irritação ocular no cachorro
Foto: TeamDAF | Shutterstock / Portal EdiCase

5. Evite exposição a produtos químicos 

Durante a limpeza da casa no outono, é importante evitar o uso de produtos químicos irritantes perto do local em que seu animal de estimação costuma ficar. Isso porque produtos de limpeza e pesticidas podem causar irritação nos olhos e outras reações alérgicas. 

6. Exercícios ao ar livre com moderação 

Durante os passeios ao ar livre, lembre-se de limitar o tempo de exposição do seu cachorro ao vento, à poeira e à poluição, especialmente em dias mais secos e com ventania.  

7. Mantenha o ambiente úmido  

No outono, o tempo costuma ser mais seco. No entanto, isso também pode prejudicar a saúde ocular do cachorro. Por isso, a veterinária recomenda utilizar um umidificador de ar para manter a umidade dentro de casa em níveis confortáveis para o pet

8. Atenção com os sinais de irritação  

É importante ficar atento a sinais de irritação nos olhos do seu animal de estimação, como vermelhidão, lacrimejamento excessivo, coceira, secreção ou mudanças no comportamento do pet. Isso pode indicar problemas oculares que precisam de atenção veterinária. 

9. Visitas regulares ao veterinário 

Consultas regulares ao veterinário são fundamentais para verificar a saúde dos olhos do seu animal de estimação. Isso porque esse profissional pode identificar problemas precocemente e fornecer tratamento adequado. 

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade