PUBLICIDADE

6 tipos de escovas para remover pelos de gatos 

A escovação regular é essencial para manter o pelo do bichano saudável, prevenir emaranhados e minimizar a formação de bolas de pelo

7 set 2023 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários

Encontrar pelos em diversas partes da casa e nas roupas faz parte da rotina dos tutores de gatos. Afinal, a renovação da pelagem é algo totalmente natural. Entretanto, os pelos soltos podem oferecer alguns riscos à saúde dos bichanos.

Alguns tipos de escova ajudam a remover os pelos dos gatos com mais facilidade
Alguns tipos de escova ajudam a remover os pelos dos gatos com mais facilidade
Foto: Standret | Shutterstock / Portal EdiCase

"Ao se lamber, o gato acaba por ingerir os pelos mortos, que podem se acumular no trato digestório, formando as conhecidas bolas de pelo, que podem causar vômitos e até obstruções intestinais", explica a médica veterinária Cinthya Ugliara.  

Dessa forma, escovar diariamente os pets é uma das formas mais simples e eficientes de remover os pelos mortos do corpo dos animais e, consequentemente, reduzir a queda deles. Por isso, confira algumas opções de escovas disponíveis e os seus benefícios para os gatinhos

1. Escova de pelo longo 

Gatos com pelagem longa, como os persas e maine coons, exigem uma escovação mais intensiva para evitar nós e emaranhados. Escovas de cerdas longas e macias são ideais para desembaraçar e desfazer nós sem causar desconforto ao pet. Além disso, essas escovas ajudam a manter o pelo brilhante e saudável. 

2. Escova furminator 

As escovas furminator têm lâminas finas que removem de forma eficaz o pelo solto e morto, prevenindo a formação de bolas de pelo. Elas são ótimas para gatos de todas as pelagens, mas são especialmente úteis para aqueles de pelo curto. Esse tipo de escova também estimula a circulação sanguínea da pele, promovendo um pelo mais saudável. 

3. Luva escova 

As luvas escova, também conhecidas como luvas de borracha, são uma opção suave para gatos sensíveis. Elas permitem que você acaricie e escove o pet ao mesmo tempo, tornando a experiência mais agradável para ambos. Elas são excelentes para bichanos que não gostam de escovas tradicionais. 

Escovar os gatos é importante para remover os pelos mortos
Escovar os gatos é importante para remover os pelos mortos
Foto: Anurak Pongpatimet | Shutterstock / Portal EdiCase

4. Escova de borracha 

As escovas de borracha têm cerdas flexíveis que massageiam a pele do gato enquanto removem o pelo solto. Elas são ideais para pets de pelagem curta ou média e são especialmente eficazes para felinos que não gostam de escovação. Além disso, muitos gatos acham a sensação agradável e relaxante. 

5. Escova de pinos 

As escovas de pinos são projetadas para desembaraçar pelos médios a longos. Elas possuem pinos firmes e espaçados que ajudam a eliminar nós e emaranhados sem machucar o gato. Essas escovas também estimulam a produção de óleos naturais na pele, mantendo o pelo brilhante e saudável. 

6. Escova massageadora 

As escovas massageadoras são mais suaves e proporcionam uma sensação relaxante ao gato. Elas são ótimas para acariciar e suavemente remover o pelo solto. Além disso, são ideais para bichanos com sensibilidade à pressão. 

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade