6 dicas indispensáveis para conviver melhor com seu gato, segundo especialistas em comportamento felino
Os especialistas indicam alguns hábitos e cuidados para melhorar e estreitar a relação com os gatos, o que contribui para deixá-lo mais feliz. Confira!
Conviver com qualquer animal de estimação, seja gato ou cachorro, requer adaptações e ajustes na rotina. Afinal, cada espécie precisa de cuidados específicos para se manter bem e saudável. É por essa razão que especialistas em comportamento felino sempre estão dando dicas para melhorar o convívio entre gato e tutor, tudo para que o felino se sinta plenamente feliz. Eles avisam: uma rotina harmoniosa e com os estímulos corretos é capaz de mudar a vida de um bichano. A seguir, veja 6 dicas de especialistas para melhorar a convivência com gatos em casa.
1) Ter uma casa adaptada para o gato é fundamental
Devido ao instinto de proteção, o gato é um animal naturalmente desconfiado. Quando não se sentem à vontade em um ambiente, podem se mostrar ansiosos e arredios. Então, para deixar o gato feliz e confortável em casa, eles precisam de um cantinho que seja só dele. Esse ambiente deve funcionar como uma "rota de fuga", por isso é interessante ter locais para o gato relaxar e se esconder se for preciso, como nichos na parede, caixas e caminhas. Deixar alguns brinquedos legais e potinhos de água e comida para se alimentar também pode funcionar bem.
Só é preciso um pouco de cuidado quanto ao local onde deixar a caixa de areia para gatos. Como os bichanos são animais muito higiênicos e de olfato apurado, as caixas precisam estar distantes dos locais de descanso e de alimentação, pois é bem provável que ele rejeite esse espaço por conta disso. Escolha um local arejado, sem barulhos e que dê privacidade ao felino.
2) O enriquecimento ambiental permite que os gatos manifestem seus…