PUBLICIDADE

Pele madura: cuidados essenciais após os 40 anos

Dermatologista conta quais são os cuidados ideais para a pele na fase madura

12 mai 2022 17h02
ver comentários
Publicidade
A rotina de skincare muda de acordo com a idade
A rotina de skincare muda de acordo com a idade
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Ao longo dos anos, a pele passa por diversas transformações, como manchas, poros abertos, oleosidade, ressecamento, linhas finas, rugas e flacidez, por exemplo. Embora essas características sejam parte do processo natural de envelhecimento das pessoas, alguns sinais e aspectos podem ser prevenidos e até mesmo evitados. 

Segundo o dermatologista José Roberto Fraga Filho, a partir dos 30 anos começamos a perder 1% de colágeno anualmente, resultando na flacidez. "No rosto, especificamente, ocorre uma mudança no formato: antes, tem forma triangular, indicando juventude e, depois, forma hexagonal, mostrando um certo derretimento da face", aponta. 

Dessa forma, o skincare não deve começar apenas após aos 40 anos, e sim mudar conforme a idade. José conta que um dos fatores que mais levam ao envelhecimento é a luz. Por isso, ele enfatiza que o uso diário e repetitivo do protetor solar ainda é considerado o melhor tratamento preventivo. 

A rotina da pele madura conta com 3 passos simples
A rotina da pele madura conta com 3 passos simples
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A rotina dos 40

Por aqui, não há muito mistério: o especialista indica a lavagem do rosto com sabonete apropriado para o tipo de pele (oleosa, seca, mista ou sensível), seguido da hidratação e finalizando com o protetor solar. Apesar de serem apenas três passos fáceis e simples, ele garante que são o suficiente para manter a pele mais saudável.

Além dessa rotina, há também cremes para uso tópico com objetivo de tratar manchas, rugas, poros abertos, entre outras condições. Apesar de bons aliados, esses produtos não conseguem combater a flacidez e devem sempre ser recomendados pelo dermatologista. Afinal, cada pele tem necessidades e particularidades únicas. 

Os procedimentos estéticos também podem se fazer presentes nessa fase, porém, não substituem o skincare, viu? Entre os mais indicados e procurados, o médico destaca o botox para linhas de expressão, os bioestimuladores de colágeno para flacidez e peelings e lasers para as manchas. 

Por fim, mas muito importante, José relembra que manter bons hábitos é essencial para a pele estar bonita. "Ficar longe do tabaco, montar pratos coloridos e ricos em legumes, vegetais, proteínas e bons carboidratos, e dormir a quantidade de horas suficientes, bem como levar uma vida saudável em todos os aspectos, são dicas simples que farão toda a diferença", recomenda. 

Fonte: José Roberto Fraga Filho, dermatologista e membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é médico fundador e diretor clínico da Clínica Dermagynus. 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade