Pele descascando no frio? Veja 5 dicas para evitar e tratar
No frio, a perdemos água com mais facilidade, o que exige atenção redobrada à hidratação
24 jun
2025
- 17h15
Exibir comentários
Já faz alguns dias que as temperaturas estão mais baixas, então, é bem possível que você já esteja sentindo os efeitos do frio, especialmente, na pele. Pensando nisso, reunimos cinco dicas simples para aumentar sua barreira de proteção natural. Leia abaixo:
5 dicas para cuidar da pele no frio
- Reforce a hidratação: No frio, a pele perde água com mais facilidade, o que exige atenção redobrada à hidratação. Sendo assim, invista em fórmulas que atuem tanto na superfície, quanto nas camadas mais profundas para reter a umidade e restaurar a barreira cutânea. Ingredientes como pantenol, alantoína e antioxidantes naturais são especialmente eficazes nesse processo, ainda mais se usados constantemente, pois ajudam suavizar áreas ásperas, prevenir rachaduras e reduzir a sensibilidade.
- Região dos olhos: A área dos olhos é uma das mais sensíveis e a que mais denuncia os efeitos do clima seco. Dessa forma, o surgimento linhas de expressão, inchaço e até manchas tende a ocorrer mais facilmente. Então a dica é hidratar o local com fórmulas que promovam firmeza, elasticidade e uniformidade do tom.
- Mãos e pés: Outras partes bastante atingidas são a mão e o pé, que ficam propensas a rachaduras, descamação e irritações. Neste caso, opte por cremes que criem um filme protetor sobre a pele, evitando o contato direto com agentes agressivos do ambiente. Ademais, em casos de maior sensibilização, o uso noturno, com luvas ou meias de algodão, potencializa o efeito reparador.
- Hora do banho: Claro que, durante o frio, a vontade é tomar o banho mais quente que puder, mas os especialistas pedem para evitá-lo ao máximo. Isso porque a água fervendo retira a camada lipídica da pele, intensificando o ressecamento e a sensibilidade, especialmente em peles já fragilizadas pelo clima. O ideal, então, é manter a temperatura morna e, depois que sair, com a pele ainda úmida, aplicar um hidratante para selar a umidade.
- Lábios: Por fim, por não possuírem glândulas sebáceas, os lábios merecem ainda mais atenção, já que ressecam facilmente. O vento frio, o ar seco e o hábito de umedecer a boca com saliva contribuem para o surgimento de rachaduras, descamação e até fissuras doloridas. E a melhor forma de evitar é utilizar um balm nutritivo ao longo do dia para criar uma barreira e impedir a perda de umidade. Vale também escolher batons que tratam os lábios.