PUBLICIDADE

Para além do fim do ano! 12 benefícios do consumo da uva-passa

Conheça os benefícios de acrescentar a uva-passa no seu dia a dia, e melhore sua saúde

25 dez 2023 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários

Fim de ano chegando e com ele uma grande polêmica: colocar ou não uva-passa na comida? Amando ou detestando, você sabia que ela é um alimento repleto de benefícios para a saúde e pode ser consumida o ano todo?

Veja os benefícios de consumir a uva
Veja os benefícios de consumir a uva
Foto: passa e inclua na sua alimentação - Shutterstock / Alto Astral

A uva-passa é livre de colesterol, gordura e contém substâncias chamadas fitonutrientes polifenólicos, com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Além disso, por conter grande quantidade de fibras e carboidratos insolúveis, ajuda a regular o intestino e previnem câncer de cólon. Confira os benefícios de consumir a uva passa o ano todo:

1 - Regula o intestino

Quem sofre com o intestino preso deve consumir a uva-passa, pois ela contém fibras que ajudam na digestão. Além disso, ela possui nutrientes e ajuda na eliminação de toxinas e radicais livres.

2 - Fortalece o sistema imunológico

Por conter vitaminas de complexo B e minerais, como o ferro, a uva-passa ajuda a combater a anemia. Ela também contém cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas, e arginina, que ajuda no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal-estar.

3 - Ação contra infecções

Os fitonutrientes polifenólicos são anti-inflamatórios, e ajudam na redução de febres e ação de bactérias.

4 - Prevenção do câncer

A uva-passa contém antioxidantes que combatem os radicais livres. Ela também ajuda a evitar agentes correlacionados ao surgimento de tumores.

5 - Ajuda na libido sexual

Devido à ação da arginina presente no alimento, ela se torna um aminoácido importante para a libido. É recomendável para homens que sofrem com disfunção erétil.

6 - Proteção contra doenças cardiovasculares

A uva-passa são ricas em catequina, antioxidante que ajuda a eliminar o colesterol e a limpar as artérias. Esse alimento ainda ajuda a regular a pressão e colabora com a boa circulação.

7 - Efeito energético

Por conter frutose, ela aumenta a energia e ajuda a absorver minerais e vitaminas importantes.

8 - Dentes e ossos mais fortes

Ela possui o ácido oleanólico corrobora contra a fragilidade dentária. Já cálcio, ferro ajudam nos dois processos.

9 - Preservação e crescimento de músculos

A uva-passa ainda contém potássio, que auxilia na hipertrofia.

10- Controle de peso

Se você precisa ganhar peso, a uva-passa pode ser uma grande aliada, já que ela é um tanto calórica. Contudo, se seu objetivo é perder peso, é melhorar evitá-la.

11 - Fortalece o sistema nervoso

Por conter minerais e vitaminas do complexo B, a uva-passa é boa para quem sofre de exaustão física, estresse ou fadiga crônica. Ela é recomendável para os idosos e estudantes, já que melhora as funções cerebrais e evita a perda de memória. Além disso, ela contém flavonoides, antioxidantes e miricetina, que ajudam a evitar doenças cognitivas, como o Alzheimer.

12 - Deixa os olhos saudáveis

Os fitonutrientes encontrados na uva-passa ajudam a evitar os feitos da oxidação e do tempo nos olhos, melhorando a circulação do sangue e nutrindo os capilares. Nesse sentido, as vitaminas de complexo A, quando ingeridas em quantidade moderada, atuam contra os radicais livres que estão relacionados a catarata.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade