Ouro líquido: 5 benefícios do caldo de ossos no dia a dia
A bebida nutritiva é feita com pedaços de ossos e ingredientes naturais, além de ser submetida a um processo de fervura por muitas horas
Talvez, você já tenha visto que diversos vídeos, no TikTok, a respeito do caldo de ossos estão viralizando. Segundo o sócio da Vero Brodo, Rafael Vaz, esse aumento pode se dar devido o crescimento do setor de alimentos saudáveis, que, de acordo com a Euromonitor Internacional, tende a aumentar 27% até 2025. Ademais, o mercado global de alimentos funcionais também está ascendendo, e a previsão é que amplifique 9,5% até 2030, o que também justificaria a popularidade do ouro líquido. Saiba mais:
5 benefícios do caldo de ossos
A bebida nutritiva é feita com pedaços de ossos e ingredientes naturais, além de ser submetida a um processo de fervura por muitas horas. E seus benefícios são vários. "Contém alta concentração de colágeno, traz benefícios para a pele, articulações e saúde geral. Além disso, é uma opção perfeita para quem busca produtos naturais e saudáveis", explica o nutricionista e sócio da marca, Daniel Cady. Veja outros cinco:
Saúde das articulações
O colágeno, presente no caldo de ossos, pode contribuir para a manutenção da saúde articular. O mesmo ajuda a reduzir a inflamação e melhorar a mobilidade, especialmente, em pessoas com problemas articulares.
Melhoria da pele
Os nutrientes podem promover uma pele mais saudável e elástica. Daniel esclarece: "O caldo de ossos é uma excelente fonte de colágeno e outros nutrientes essenciais para a saúde da pele. O consumo regular pode contribuir para melhorar a elasticidade, hidratação e até mesmo reduzir a aparência de rugas finas."
Fortalecimento do sistema imunológico
Além disso, conta com nutrientes que podem auxiliar nas defesas naturais do corpo. Os aminoácidos e minerais, como a glicina e o zinco, desempenham papéis importantes no fortalecimento do sistema imunológico.
Recuperação muscular
As proteínas tendem a ajudar na recuperação pós-treino. Atletas e praticantes de atividades físicas intensas, por exemplo, se beneficiam do consumo regular para melhorar o desempenho e reduzir o tempo de recuperação.
Saúde intestinal
Os aminoácidos do caldo de ossos beneficiam a saúde do sistema digestivo. "Ele é rico em gelatina e aminoácidos, tais quais a glutamina. Ajudam a fortalecer a barreira intestinal e promovem um ambiente mais saudável para a microbiota, contribuindo para uma melhor digestão e absorção de nutrientes.", ressalta Cady.
Por fim, conclui: "O caldo de ossos pode ser consumido puro ou utilizado como base para sopas e molhos. No entanto, é importante ressaltar que deve ser consumido como parte de uma dieta equilibrada. Recomendamos sempre consultar um profissional da saúde para orientações personalizadas".
Ver essa foto no Instagram