O que significa quando sua sogra não gosta de você, de acordo com a psicologia
Conflitos com a sogra? Psicologia explica possíveis motivos e como lidar sem deixar que isso abale sua paz e seu relacionamento.
Na maioria dos casos, o relacionamento com a sogra nem sempre é dos melhores. Por mais que haja respeito, é comum que surjam diferenças de opinião, valores ou formas de se relacionar — e, em alguns casos, até uma antipatia velada. Mesmo quando o namoro ou casamento vai muito bem, esse elo familiar pode ser um ponto de tensão.
Segundo a psicóloga Rebeca Carletto, essa rejeição muitas vezes não é sobre quem você é, mas sim sobre as expectativas e histórias antigas da sogra. Diferenças de estilo de vida, dificuldade em aceitar a entrada de uma nova pessoa na família ou até ciúmes podem estar por trás dessa postura. Entender essas motivações ajuda a lidar com a situação de forma mais leve e consciente.
Uma sogra superprotetora acaba sendo um problema
Se a sua sogra dita como vocês deveriam viver a vida — onde morar, como criar os filhos ou até o que comer no jantar —, pode ser sinal de superproteção. "Quando existe dificuldade em aceitar que o filho(a) vai tomar decisões próprias, a sogra pode acabar interferindo demais. Isso tira a autonomia do casal e abre espaço para brigas", explica Rebeca.
Essa postura, além de desgastar a relação entre sogra e nora/genro, também cria ruídos na comunicação do casal, já que um dos parceiros pode se sentir pressionado a "escolher lados" constantemente.
...
Veja também
O que significa quando sua sogra não gosta de você, de acordo com a psicologia
É isso que acontece com o seu filho quando ele vê os pais brigando, segundo a psicologia
Por que os adolescentes confiam mais nos amigos do que nos próprios pais. E por que isso é bom