O que significa deixar a louça acumular com frequência? Essa especialista revela
Criar uma rotina e manter os utensílios organizados na pia pode ajudar a evitar o acúmulo
Você tem o costume de deixar a louça para depois? Adiar essa tarefa básica tende a gerar o acúmulo na pia e, embora esta não seja uma atitude incomum, fazê-la com frequência pode esconder problemas emocionais e psicológicos profundos, que vão muito além da falta de tempo.
Ao MinhaVida, a psicóloga Alessandra Araújo explica a relação entre a pia cheia e o desequilíbrio emocional.
"Embora a desordem possa ser apenas um sinal de uma rotina corrida, o acúmulo persistente de louça pode estar ligado a questões emocionais ou psicológicas. Um dos principais gatilhos é a ansiedade, que paralisa a pessoa e a impede de começar tarefas".
A louça suja, segundo Alessandra, pode se tornar um símbolo de que algo está "fora do lugar" na vida do indivíduo, gerando uma sobrecarga mental que impede qualquer ação. Esse é, inclusive, um sintoma comum de quem sofre com a depressão.
"O ato de lavar louça exige um esforço mínimo, mas para alguém em um quadro depressivo, esse esforço parece imenso e insuperável. A louça suja, então, se torna um lembrete físico do próprio desânimo e da falta de controle sobre a vida, aprofundando o ciclo negativo", esclarece.
Por que algumas pessoas conseguem manter a casa limpa, mas têm resistência com a louça especificamente?
...
Veja também
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Encontramos uma pista para a depressão em um lugar inesperado: no vinagre
Como cultivar sua própria mangueira em um vaso dentro de casa, mesmo sem jardim