Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O mar de Ubatuba ficou azul e brilhante? Entenda o fenômeno raro

Segundo o que o biólogo José Ataliba disse ao G1, a bioluminescência é feita por bilhões de algas unicelulares que emitem luz por causa de uma reação química

12 mar 2025 - 14h28
Compartilhar
Exibir comentários

Você pode já ter cruzado com alguns vídeos do mar de Ubatuba azul e brilhante e ter ficado curiosa(o) a respeito do assunto. Nós te explicamos o que é o fenômeno da bioluminescência. Confira:

De acordo com o oceanógrafo, para o fenômeno acontecer, precisa de uma série de fatores alinhados, que foi o que aconteceu no mar de Ubatuba
De acordo com o oceanógrafo, para o fenômeno acontecer, precisa de uma série de fatores alinhados, que foi o que aconteceu no mar de Ubatuba
Foto: Reprodução Instagram/@vidacaicara.uba / Bons Fluidos

O que aconteceu?

Segundo o que o biólogo José Ataliba disse ao G1, o fenômeno é feito por bilhões de algas unicelulares que emitem luz por causa de uma reação química. "Isso ocorre, principalmente, no verão, porque o aumento da temperatura da água e a maior concentração de nutrientes — às vezes trazidos pela chuva — estimulam a proliferação dessas algas. O brilho acontece quando um pigmento chamado luciferina, presente nesses organismos, entra em contato com o oxigênio", detalhou.

Ademais, ele ocorre em áreas rasas, então qualquer movimento na água ativa a fluorescência. Dessa maneira, quando as ondas se formam, ela fica mais forte, o mesmo ocorre quando alguém passa a mão pelo mar ou algum tipo de contato acontece.

Quando acontece?

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, para o fenômeno acontecer, precisa de uma série de fatores alinhados. "Não é algo que vemos toda hora, nem todo ano. Muitas vezes, acontece até em águas extremamente limpas, com pouca poluição", afirmou ao veículo. Ou seja, o mar não precisa, necessariamente, estar contaminado com dejetos ou esgoto.

Reação dos internautas

Diversas pessoas ficaram encantadas com o rastro brilhante ao ver os registros nas redes sociais e fizeram questão de deixar alguns comentários. Na publicação do influenciador digital, Leonardo da Costa Dantas, uma disse: "Se não fosse por você, eu nunca saberia que isso ocorre no Brasil, ainda mais em Ubatuba". "É lindo demais! Tive a oportunidade de ver pessoalmente em Peruíbe, no final do ano passado", comentou a segunda. "Nunca imaginei que poderia acontecer no meu lugar preferido em todo o mundo", complementou a terceira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Léo Dantas - Vida Caiçara (@vidacaicara.uba)

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade