PUBLICIDADE

Nutróloga explica como montar uma Ceia de Natal saudável e saborosa

20 dez 2023 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários

Quando se pensa em Natal e Ano Novo, sem dúvida a primeira coisa quem vem a mente é uma mesa farta com pratos bem típicos desta época. Mas isso não significa que você precisa sair da dieta, viu? Dá para transformar a ceia em uma refeição menos calórica a partir de alimentos ricos em proteína.

Foto: Guia da Cozinha

De acordo com a nutróloga Ana Luisa Vilela, "o ideal é utilizar alimentos ricos em fibras que ajudam na digestão e aumentam a sensação de saciedade". Além disso, carnes variadas, como aves, peixes, grãos como soja, amendoim, grão-de-bico, feijão, além de ovos, leites e derivados podem compor uma ceia menos calórica.

Vale lembrar que o peru não fica de fora dessa festa, viu? Com apenas 5% de gordura e 20% de proteína, a especialista recomenda apenas que o ideal é não abusar na hora de temperar. "Sem condimentos artificiais! Pode apostar no alho, cebola e pimenta. O alho é ótimo fortalecedor do sistema imunológico, além de ter ação diurética, ser um favorecedor da secreção biliar e ser amigo do coração", destaca Dra. Ana.

Já na hora de levar para o forno, você pode utilizar o azeite. "Regar o prato com azeite ajuda a umidificar a carne e ainda lubrifica o intestino — além de ter um papel cardiovascular importante", comenta.

Incremente com bebidas e frutas menos calóricas

Se sua missão é produzir uma ceia rica em proteínas, é essencial substituir as frutas secas pelas frutas frescas. Uma ameixa seca, por exemplo, cada 100 gramas tem em torno de 200 calorias. Já ameixa fresca tem apenas 13 calorias. O mesmo acontece com a uva-passa. "100 gramas da frutinha tem em torno de 300 calorias. Ela pode ser substituída pelo damasco seco, 100 calorias pela mesma quantidade", diz a nutróloga.

E não existe uma Ceia de Natal sem um bom drink ou bebida para brindar, não é mesmo? Se você busca comemorar o Natal e o Réveillon de uma forma menos calórica, saiba que existe espaço para bebidas, mas com moderação. Então não se esqueça do champagne: meia taça, por exemplo, tem em média 50 calorias.

Por fim, não se esqueça de apostar em versões light de pratos típicos. É possível apostar em uma rabanada, arroz natalino e até mesmo o famoso tender, desde sejam feitos de forma saudável.

Colaboração: Dra. Ana Luisa Vilela, nutróloga especialista em emagrecimento.

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Publicidade