PUBLICIDADE

Como escolher o melhor panetone para o Natal?

Chef Tássia Magalhães conta o que um panetone de respeito precisa ter

28 nov 2023 - 10h27
(atualizado às 10h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O que você procura quando vai comprar panetone? Bons preços ou marcas famosas? É claro que essas duas variáveis são fundamentais para fazer uma boa compra. Mas se eu te dissesse que sua escolha de panetone para o Natal pode ficar ainda mais inteligente, o que você diria?

Panettone é o hit das festas de final de ano
Panettone é o hit das festas de final de ano
Foto: iStock

Adquirir o melhor panetone não é uma tarefa muito simples, mas existem caminhos e algumas dicas do que você deve procurar em um bom produto natalino. A chef Tássia Magalhães, comandante do Nelita e do café-confeitaria Mag Market, é conhecida por ser uma das maiores especialistas em panetone do Brasil. Fomos até ela e perguntamos como escolher o melhor panetone para o Natal. Confira a entrevista:

Como reconhecer um bom panetone?

"Você deve buscar textura, sabor e aroma. Enquanto o panetone vai se desmanchando na boca, é preciso sentir a textura leve, aveludada e um sabor delicado. A textura do panetone não pode ser mole, gosmenta ou embatucada. O sabor, novamente, deve ser adocicado, frutado, com notas de mel''.

O que um panetone de respeito precisa ter?

"Primeiro um bom sabor, tanto de fermentação, quanto do que ele é saborizado. Segundo, um bom salto de forno, o que significa que teremos um panetone "leve", ou seja, volume grande em relação a gramatura. Isso indica que a fermentação foi feita corretamente".

Quais as diferenças entre o caseiro e o comprado?

"É possível fazer panetone em casa, apesar do desafio ser grande. A diferença entre o caseiro e o comprado, considerando o sabor, está no produto que você utilizará para saborizar o panetone. Os panetones industriais têm um monte de ingredientes e saborizantes artificiais que trazem aquele aroma e sabor que todo mundo conhece de panetone. O panetone de fermentação natural apresenta sabores muito mais complexos, naturais e delicados".

O que um panetone artesanal precisa ter?

"Para mim, apenas uma boa essência artesanal de frutas cítricas''.

Árvores de Natal dos famosos: inspire-se na decoração de Ana Hickmann, Lore Improta e outras estrelas Árvores de Natal dos famosos: inspire-se na decoração de Ana Hickmann, Lore Improta e outras estrelas

Quais são as novas tendências nas receitas de panetone?

"O que está em alta no mundo da panificação é o panetone de fermentação natural. Características como leveza e alvéolos são o que os padeiros mais buscam. Muitos arriscam também em sair do tradicional e trazem novos sabores e combinações."

Quais são os ingredientes indispensáveis para o panetone clássico?

"Além da essência de frutas, é preciso ter uma farinha forte, gemas, açúcar e uma boa manteiga, que tenha alta porcentagem de gordura".

O que a Tássia considera como o panetone perfeito?

"Para mim, o panetone perfeito é aquele que você come um pedaço e fica com vontade de comer o panetone inteiro''.

Receitas com panetone

Aproveite essas dicas da chef Tássia Magalhães e dê uma roupagem diferente ao panetone no final de ano. Entre dez opções, temos panetone de morango e merengue, pudim de panetone e taça gelada de panetone com creme inglês.

Clique aqui e confira o caderno de receitas com panetone.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade