Natal: conheça o santo que inspirou a lenda de Papai Noel
Uma história lendária conectou São Nicolau ao mito de Papai Noel: segundo as tradições, o santo salvou uma família de um triste destino.
Papai Noel é inspirado em São Nicolau, que dividiu a fortuna da sua família com os pobres e dedicou sua vida à evangelização
Bonachão, barbudo, corpulento e de roupas vermelhas: o Papai Noel é uma unamidade no Natal. Além de marcar presença na decoração e na publicidade, o bom velhinho também comparece no imaginário infantil. Para muitas crianças, ele traz presentes na madrugada de 25 de dezembro: basta colocar uma meia perto da janela. Cheio de energia, Papai Noel cruza os céus do mundo todo num trenó puxado por renas para fazer a alegria dos pequenos.
Bom velhinho
Porém, muito além da lenda, você sabia que a figura do Papai Noel buscou inspiração num santo católico? O nome dele é São Nicolau e sua festa é celebrada no próximo sábado, 6 de dezembro. Esse santo nasceu no ano 275 em Lícia, onde hoje está localizada a Turquia. Educado no cristianismo, abdicou da fortuna da família, repartiu tudo o que tinha com os pobres, abraçou o sacerdócio, tornou-se bispo e se dedicou à evangelização até a sua morte no ano de 343.
Presente de Nicolau
A associação de Nicolau com Papai Noel se deve a uma história lendária. A tradição conta que o santo conheceu um homem que havia perdido todo o seu dinheiro. Pai de três filhas, ele não teria condições de encaminhá-las ao matrimônio, uma vez que lhe faltavam recursos para honrar os dotes. Assim, sua única alternativa seria vender as moças como escravas.
Na véspera da partida, a filha mais velha do homem lavou as próprias meias e as colocou perto da lareira para que secassem. Na manhã seguinte, ela teve uma grande surpresa: dentro das meias, encontrou moedas de ouro. O valor foi suficiente para os dotes, poupando as irmãs do triste destino. O autor da proeza? Ele mesmo, São Nicolau.
Em muitos países europeus, sobretudo da região norte, esse mito foi suficiente para sustentar a ideia de que um velhinho generoso presenteia os jovens no mês de dezembro. Além da conexão com Papai Noel, São Nicolau também é padroeiro das crianças, dos estudantes, dos marinheiros, dos viajantes e das mulheres solteiras.