Na França, aplicativo conecta noivos à desconhecidos que podem comprar ingresso para casamento
Nova tendência na França transforma casamentos em experiências culturais com pessoas desconhecidas; confira
Você pagaria para celebrar o casamento de duas pessoas que não conhece? A princípio, a ideia parece estranha. Mas a verdade é que ela vem conquistando muitas pessoas na França, graças ao novo aplicativo chamado Invitin.
A plataforma funciona como uma espécie de 'Tinder dos casamentos'. Nela, os noivos e convidados desconhecidos são conectados e podem dar match (ou não). Os casais escolhem quem pode comparecer à sua festa, enquanto os interessados procuram casamentos próximos e fazem uma reserva.
Um ingresso para o amor
Quem quiser participar da festa precisa pagar pelo convite. Isso ajuda a cobrir os custos da festa, como decoração, comida e até o vestido da noite. Os convidados pagantes devem seguir o dress code definido pelos noivos, chegar no horário e manter a discrição: nada de fotos sem permissão ou exageros nas bebidas. Apesar disso, não é obrigatório interagir com os noivos ou dar presentes. A proposta é viver o momento, mesmo que com certa distância.
Katia Lekarski, ex-modelo e fundadora do aplicativo, revelou ao The Guardian que a ideia surgiu de forma espontânea. Depois de alugar sua casa no sul da França para hóspedes que iriam a um casamento, sua filha de cinco anos perguntou por que a família também não podia participar da festa. Aí veio seu primeiro estalo. Para ela, a proposta vai além da diversão: trata-se de uma experiência cultural autêntica.
Novo jeito de celebrar
Até o momento, os casais que mais têm se interessado pela plataforma estão entre 25 e 35 anos, mas até cerimônias de renovação de votos já foram abertas a desconhecidos. Os ingressos variam de 100 a 150 euros (R$ 637 a R$ 955), de acordo com a localização da festa.
Além de contribuir para as despesas, os convidados ganham a chance de conhecer novas pessoas, viver tradições diferentes e, quem sabe, sair da festa com boas histórias para contar - e talvez até um novo amor. Afinal, tudo pode acontecer quando o coração está aberto, não é mesmo?