PUBLICIDADE

Etarismo e sexismo na demissão de Lisa LaFlamme

Por que os cabelos brancos das mulheres incomodam tanto no mercado de trabalho?

18 set 2022 - 01h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: CTV News

Lisa LaFlamme, âncora do CTV National News, um dos programas noturnos mais assistidos da tv canadense, acaba de ser demitida, aos 58 anos de idade. O motivo seria, aparentemente, o de ter deixado de tingir os cabelos, tornando-se uma mulher grisalha. 

Surpresa, a mulher foi às redes sociais contar sua história, considerando-se totalmente apta a continuar trabalhando por muitos anos. A história causou revolta em muitos de seus colegas, que a consideram uma profissional altamente qualificada e exemplar.

Etarismo e sexismo, é isso o que ocorreu”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologi, Dr. Luciano Barsanti. 

O médico e tricologista brasileiro conta que recebe, em consultório, inúmeras mulheres que se veem, diariamente, lutando contra o preconceito capilar, um assunto que se fala muito, mas sobre o qual se age pouco, especialmente nas corporações. 

“Já tive pacientes que perderam os cabelos por procedimentos consecutivos, de alisamento, tintura e outros naturezas. O desespero de perder o emprego as levaram a procurar métodos invasivos, que as prejudicaram”, lamenta.

É hora de aceitar os cabelos brancos

A não aceitação dos cabelos vai além, segundo o médico e tricologista. “Recebo, semalmente, cerca de três crianças que passam por procedimentos de alisamento dos fios e sofrem queimaduras no couro cabeludo ou desenvolvem alergias severas. Os pais optam por esses procedimentos devido ao bullying que seus filhos sofrem nas escolas. É a troca de um sofrimento por outro, infelizmente”, alerta.

Para o presidente da SBTri, é preciso que se realizem campanhas massivas e eficientes contra o preconceito, conscientizando a população sobre a aceitação dos cabelos. 

“Enquanto não houver campanhas educacionais, continuaremos observando o preconceito prosperar e a saúde das pessoas – física e mental – sendo coloca em jogo”, finaliza.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade