PUBLICIDADE

Eleito melhor do mundo, restaurante descarta expansão global

Chef Joan Roca afirmou, no entanto, que deve fazer um tour, passando uma semana em cada cidade

2 jun 2015 12h39
| atualizado às 12h43
ver comentários
Publicidade
Irmãos Josep, Joan e Jordi recebem prêmio dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo
Irmãos Josep, Joan e Jordi recebem prêmio dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo
Foto: Patrícia Dantas / Especial para Terra

Retornando ao topo da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, o espanhol El Celler de Can Roca, localizado em Girona, não pretende expandir seu estabelecimento de sucesso mundialmente.

Siga Terra Diversão no Twitter

Após receber o prêmio pela segunda vez no evento organizado pela revista britânica Restaurant em Londres, na noite da última segunda-feira (1º), o chef Joan Roca descartou a possibilidade de tornar global o restaurante de 55 lugares. “Não queremos abrir outros restaurantes ou replicar em outros lugares do mundo. Nossa ideia de internacionalização que temos é fechar o restaurante por cinco semanas e fazer um tour, passando uma semana em cada cidade. Cozinhamos com os produtos locais e viajamos com toda a equipe para aprender, imergindo com a cultura e culinária locais desses lugares e ganhando inspiração a partir delas”, disse Joan aos jornalistas.

Na ocasião, Joan - que comanda o restaurante ao lado dos irmãos Josep, sommelier do El Celler de Can Roca, e Jordi, responsável pelas sobremesas do estabelecimento e eleito o Melhor Chef de Confeitaria do Mundo em 2014 - também comemorou o fato de ficar em primeiro lugar na lista novamente, repetindo a primeira posição alcançada em 2013. “Estamos muito felizes e surpresos também ao voltar ao topo. Há muitos restaurantes grandes nesta lista, qualquer um deles poderia ser número 1. Estamos muito orgulhosos, especialmente em ter talentos espanhóis representados nos top 50”, acrescentou.

Irmãos concederam coletiva sobre os direcionamentos do restaurante pós-premiação
Irmãos concederam coletiva sobre os direcionamentos do restaurante pós-premiação
Foto: Patrícia Dantas / Especial para Terra

Segredo do sucesso
Segundo Joan, o segredo da culinária espanhola para estar no topo dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo é usar a criatividade para continuar modernizando a arte tradicional de cozinhar. “O segredo, na verdade, é que não há segredos. Compartilhar ideias em congressos e eventos e participar de coisas assim é realmente importante para nós continuarmos crescendo. Temos liberdade para fazer a culinária tradicional se tornar culinária contemporânea graças a essa criatividade fluente”, explicou.

Crise econômica x acessibilidade
Questionados sobre a possibilidade de se comer uma refeição a preços acessíveis no El Celler de Can Roca em meio à atual crise econômica na Espanha, os irmãos Roca reconheceram os tempos difíceis, apesar de defenderem a qualidade dos seus produtos. “Sabemos que há uma crise em toda sociedade, altas taxas de desemprego e situações de pobreza, mas também há uma indústria que está movendo as coisas para frente. Há um preço, mas atrás do preço, tem o trabalho e o esforço de toda a equipe, tem a qualidade dos produtos crus. Temos que estar orgulhosos de tudo isso”, disse Jordi.

Ostentando três estrelas Michelin e com lista de espera em torno de um ano para fazer reservas, o El Celler de Can Roca possui preços a partir de R$ 540 para um menu de degustação. O valor final pode chegar até R$ 1.050, caso o cliente opte pelos vinhos que combinem com o cardápio.

 

Receitas de bolos criativos para aniversários Receitas de bolos criativos para aniversários

Fonte: Especial para Terra
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade