PUBLICIDADE

Muito mais que esporte: veja os benefícios da corrida

Os seus adeptos costumam defini-la como "exercício do prazer"

10 mai 2024 - 16h27
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A corrida é o exercício físico que ajuda na melhoria da saúde cardiovascular, no aumento da resistência, fortalecimento muscular, e, também, é fundamental para promoção da saúde mental.

Benefícios da corrida
Benefícios da corrida
Foto: Shutterstock / Sport Life

Saiba mais sobre os benefícios da corrida

O corpo libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer, em meio a corrida. Essas substâncias simplesmente reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do stress, o que proporciona sensação de calma e tranquilidade.

Outro detalhe é que correr permite que os indivíduos se desconectem temporariamente das preocupações do dia a dia e assim oferece um momento de introspecção e reflexão.

"Promove uma série de processos fisiológicos, como a melhoria da circulação e da oxigenação dos tecidos, destacando-se como uma ferramenta eficaz para o cuidado integral da saúde", disse o coordenador técnico da UPX Sports e do curso de Educação Física da Universidade Positivo, Zair Cândido.

Os demais impactos da corrida na vida de profissionais

O Senado aprovou a Lei N° 14.831, cuja regra criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental. Trata-se da honraria a ser dada pelo Governo Federal para empresas que selecionam critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores.

"Me senti lisonjeada e com uma imensa alegria no coração por saber que a empresa que trabalho incentiva a praticar esportes e seguir um estilo de vida saudável, o que me motivou mais ainda a dar meu melhor nessa prova!", exaltou Michele Ferreira, gerente financeira da Tecnobank, patrocinadora master da Bull Run 2024.

O engenheiro Rodrigo Pastro destacou que o incentivo da empresa é como um diferencial em sua busca pela saúde mental. "Saber que a Tecnobank incentiva os seus colaboradores a uma melhor qualidade de vida me conquistou completamente. Mal posso esperar para participar de mais corridas", disse.

O incentivo para o seu início na corrida

Superar os desafios físicos e mentais envolvidos na prática fortalecem a mente e auxiliam os corredores a lidar melhor com os obstáculos da vida cotidiana. Cada passo dado é uma prova de determinação, o que alimenta um sentimento de realização pessoal e autoestima.

"Estabelecer metas de treinamento pode ser legal para iniciar no mundo da corrida, que os resultados aparecem. Eu iniciaria com uma meta de 5km, porque é uma distância inicial de várias provas, e, também, uma distancia fácil de se conseguir", concluiu Zair.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade