0

Nozes e castanhas melhoram a qualidade do esperma

Alterações nos espermatozoides estariam diretamente ligadas a maiores chances de fecundação

10 jul 2018
20h51
  • separator
  • comentários

As oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, não só são grandes aliadas da saúde, como também podem dar uma forcinha na vida sexual e reprodutiva dos homens. Isso porque um estudo da Universitat Rovira i Virgili, na Espanha, mostrou esses alimentos ajudam a melhorar a contagem de espermatozoides, o que representa uma melhora na qualidade do esperma.

Mas você deve estar pensando: qual é o problema com a qualidade do esperma dos homens? Bem, os pesquisadores explicam que hoje vivemos um declínio na contagem de espermatozóides no ocidente, por causa da poluição, do tabagismo e da alimentação.

Assim, os homens que comeram cerca de dois punhados de amêndoas, avelãs e nozes por dia durante 14 semanas melhoraram sua contagem de espermatozoides e tiveram mais "nadadores" viáveis. Além disso, os pesquisadores afirmam que cada dia mais surgem evidências de que uma dieta saudável pode aumentar as chances de fecundação.

Os cientistas dividiram aleatoriamente 119 homens saudáveis, com idades entre 18 e 35 em dois grupos: Um acrescentou 60 gramas de nozes por dia à sua dieta normal; O outro grupo não fez alterações na alimentação.

Aqueles no grupo que consumiu as oleaginosas conseguiu melhorar nos espermatozoides:

  • Contagem em 14%
  • Vitalidade em 4%
  • Motilidade (movimento) em 6%
  • Morfologia (forma e tamanho) em 1%

As alterações e o grau de melhora foi feitos com base nos parâmetros que a Organização Mundial de Saúde define como medidas de qualidade espermática, por estarem diretamente ligados à fertilidade masculina.

No entanto, vale ressaltar que os participantes do estudo eram saudáveis e aparentemente férteis, por isso ainda não está claro se as descobertas se aplicam à população em geral, incluindo homens com problemas de fertilidade.

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade