PUBLICIDADE

Homem sofre AVC após estalar o pescoço; veja os sintomas

Após estalar o pescoço, americano rompeu uma artéria vertebral que se liga ao cérebro

9 mai 2019 - 11h26
Compartilhar
Exibir comentários

Você já pensou que a forma como você estala algumas partes do seu corpo podem ser extremamente perigoso? Um novo caso de um homem que colou sua vida em risco após estalar o pescoço chocou internautas na última semana.

Foto: Reprodução/The Washington Post
Foto: Reprodução/The Washington Post
Foto: Getty Images / Minha Vida

Após passar algumas semanas sofrendo um desconforto no pescoço sempre que estalava a região, o americano Josh Hader, 28 anos, sofreu um AVC por conta do rompimento de uma artéria vertebral que se liga ao cérebro.

"Usei minha mão para aplicar um pouco mais de pressão e ouvi um "pop". Então tudo do meu lado esquerdo começou a ficar dormente", contou ele à NBC News.

O homem decidiu procurar ajuda médica depois que notou que não conseguia andar em linha reta.

"Enquanto eu ia para a cozinha, eu percebi que estava andando em um ângulo de cerca de 45 graus. Eu não conseguia andar em linha reta. Estava quase andando totalmente para a esquerda", diz.

Ao fazer uma série de exames, os médicos indicaram que de fato ele havia sofrido um derrame. De acordo com Vance McCollom, médico que atendeu Hader, o paciente lesionou uma das principais artérias vertebrais do pescoço, que leva sangue direto para o cérebro.

Embora o susto tenha sido grande, Josh já está se recuperando e não perdeu nenhuma habilidade cognitiva ou de fala. Contudo, ele ainda está com problemas de visão e de equilíbrio, dificuldade para controlar o braço esquerdo e a sensibilidade do braço e perna direitos está comprometida, por isso ele está fazendo fisioterapia ajudar no tratamento.

"Eles [AVC's isquêmicos] são realmente muito mortais. As artérias vertebrais no pescoço fornecem sangue ao tronco cerebral, que é o coração e a alma do cérebro. Sem isso, o cérebro simplesmente não funciona", explicou Kazuma Nakagawa, do Queen's Medical Center, nos Estados Unidos, ao The Washington Post.

Segundo o especialista não dá para saber porque algumas pessoas rompem artérias com movimentos como o estalar do pescoço de Hader. "Normalmente, 99,9% do tempo você estala o pescoço e fica tudo bem", completa Nakagawa.

Sintomas do derrame

Entre os sintomas gerais de um AVC, também conhecido como derrame cerebral, temos:

  • Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
  • Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
  • Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
  • Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Conheça os tipos, causas e como tratar a condição!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade