PUBLICIDADE

Garota de apenas 4 anos morre por pneumonia "silenciosa"

Uma semana depois de fazer exames e não ser diagnosticada com nenhum problema, Helloysa foi parar na UTI, não resistiu e faleceu

11 nov 2019 - 17h22
Compartilhar
Exibir comentários

Tosse em crianças pode ser algo muito comum. Mesmo nos casos mais frequentes, muitos pais acreditam ser apenas um sintoma passageiro ou um leve resfriado. Porém, o caso de uma família paulistana que perdeu sua filha por causa de uma pneumonia silenciosa pode servir de alerta para muitas famílias.

Foto: Jhenyffer William Sousa/ Facebook
Foto: Jhenyffer William Sousa/ Facebook
Foto: Getty Images / Minha Vida

Há duas semanas, a pequena Helloysa, de 4 anos, estava com muita tosse. Quando sua mãe, Jheniffer Tavares, resolveu levá-la ao hospital, os médicos disseram que sua filha não tinha nenhum problema. Eles alegaram que a tosse poderia ser por causa do clima.

No entanto, Jheniffer ainda estava preocupada, pois sua filha tinha uma imunidade mais baixa, devido à anemia falciforme, doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos.

Essa preocupação de mãe não foi à toa. Uma semana depois, Helloysa teve que ser internada às pressas na UTI, pois seu quadro havia piorado muito. Em seu Facebook, Jheniffer contou que sua filha começou a reclamar de dor na barriga e, mais tarde, passou a ter febre.

"Ela estava com muita dor no estômago e nas costas e, por isso, tiveram que dar morfina. Quando ela começou a ficar cansada, a levaram para a emergência com oxigênio.Na madrugada de domingo pra segunda, minha filha teve uma grande piora, ela já não reagia e o único jeito foi sedá-la. Eu perdi o chão e sai da sala. Mal sabia que essa seria a última vez que eu veria minha filha com vida", contou a mãe.

Jheniffer compartilhou sua situação como alerta a outros pais: "Perdi minha joia às 07:15 da manhã. Acredito eu que foi a tal da pneumonia silenciosa que vem sem aviso, sem nada".

Sintomas de pneumonias em crianças

Alguns dos sintomas em crianças são

-Respiração acelerada;Respiração ruidosa;Perda de apetite e recusa alimentar;Dor abdominal

Muitas vezes, no entanto, a criança pode apresentar os sintomas isoladamente, como apenas febre e tosse; ou somente dificuldade e aceleração da respiração. Por isso, é de extrema importância que, nos primeiros sinais de alguns desses sintomas, a criança seja encaminhada imediatamente para um pneumopediatra.

Saiba mais sobre pneumonia

Pneumonia: tipos, sintomas, diagnóstico e como tratar

Pneumonia bacteriana: como identificar e tratar

Pneumonia viral: sintomas, tratamentos e causas

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade