PUBLICIDADE

Campus da Unirio é interditado após confirmação de cinco casos de Hepatite A

Vigilância Sanitária constatou que o local apresentava níveis insatisfatórios de cloro

10 mai 2019 - 12h35
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Letras e Artes da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), na zona sul da cidade, registrou cinco casos confirmados de Hepatite A e por isso a Vigilância Sanitária determinou a suspensão das aulas por tempo indeterminado.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

Em nota, a universidade revelou que "a principal suspeita é de que os casos tenham associação com à inundação do prédio ocorrida após as fortes chuvas de semanas atrás". Contudo, até a publicação dessa matéria não havia um diagnóstico conclusivo.

Todos os alunos contaminados passam bem e estão em estágio de recuperação, sendo acompanhados pela Secretária Municipal de Saúde.

Na última segunda-feira (6), a Vigilância Sanitária começou a analisar o campus após receber a solicitação da Universidade. Das seis amostras coletadas por profissionais do Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp), cinco não apresentaram alteração e uma teve resultado insatisfatório por falta de cloro.

A coleta foi entregue ao Laboratório Central Noel Nutels, do Governo do Estado, que encaminhará as amostras à Fiocruz.

De acordo com a Unirio, o restaurante universitário que funciona no mesmo campus é realizada periodicamente análise de potabilidade da água em torneiras e bebedouros. As coletas são feitas dentro da periodicidade prevista no contrato, cujos últimos resultados, aferidos em 27 de março, se apresentam dentro dos padrões legais vigentes.

"Os alunos do CLA foram comunicados do acontecido, orientados a evitarem temporariamente a ingestão de água das torneiras do prédio e a reportarem à direção caso novas pessoas surjam com sintomas da doença", comunicaram em nota.

O que é Hepatite A?

Hepatite A é uma inflamação do fígado causada por um vírus, geralmente tem um curso benigno, evoluindo para a cura espontânea em mais de 90% dos casos. A hepatite A tem tratamento super simples e se ele for seguido direitinho, a doença certamente terá cura.

Saiba mais sobre sintomas, transmissão e prevenção da doença!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade