2 eventos ao vivo

Anvisa libera emissão digital de certificado internacional de vacinação

Documento leva cinco dias úteis para ficar pronto e pode ser impresso pelo usuário

7 fev 2019
16h51
  • separator
  • comentários

Se você está planejando fazer uma viagem internacional para países que exigem comprovante de vacina, a novidade é que agora poderá ser emitido digitalmente um certificado de vacinação através do site Portal de Serviços.

Foto: Por Africa Studio/Shutterstock
Foto: Por Africa Studio/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

A medida faz parte de um novo sistema, que está em etapa final de testes, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia (futura Secretaria do Governo Digital).

Depois que o usuário solicitar o certificado, será analisado e em seguida ele receberá um aviso sobre o comprovante para impressão e assinatura. Além disso, o arquivo fica disponível para imprimir sempre que for necessário. Esse novo processo pode levar até cinco dias úteis.

De acordo com a Anvisa, 135 países exigem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, por exemplo.

Como emitir o certificado?

  • Tome a vacina em um posto de vacinação ou alguma clínica particular
  • Cadastre-se e envie a solicitação pelo site https://www.servicos.gov.br/. Depois de ser analisado e aprovado, o usuário receberá uma mensagem, de acordo com os dados informados no cadastro
  • Imprima o cartão e assine no local indicado no certificado. Com assinatura digital, o cartão dispensa a presença física do cidadão em um posto de atendimento.

Anualmente, cerca de 730 mil solicitações de certificados são realizadas. Agora com a emissão digital a estimativa é de uma economia de R$ 120 milhões por ano, segundo a Anvisa.

Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade