PUBLICIDADE

Anvisa aprova novo medicamento para tratar câncer de bexiga

O medicamento já havia sido aprovado para tratamento de câncer de pele e de pulmão

21 nov 2017 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (20), um novo medicamento para tratamento de câncer de bexiga para pacientes em estágio avançado da doença e também para aqueles que não têm tido resultados com quimioterapia à base de platina.

O medicamento é o Keytruda (pembrolizumabe), a imunoterapia anti PD-1 fabricada pela farmacêutica MSD, usado para o tratamento de diversos tipos de tumores. Esse remédio já havia sido aprovado pela Anvisa para tratamento de câncer de pele e de pulmão.

Para chegar ao resultado de que o remédio realmente funciona em pacientes com câncer de bexiga, foram realizados análises com 542 pacientes submetidos ao tratamento com pembrolizumabe ou quimioterapia. Esse estudo foi chamado de fase III, Keynote-045.

De acordo com o laboratório, no estudo, que durou 22,5 meses, o tratamento com pembrolizumabe foi 30% mais eficaz que a quimioterapia. Além disso, os efeitos colaterais foram menores.

O câncer de bexiga é um tipo de câncer que começa nas células que revestem a bexiga. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de quase dez mil novos casos da doença apareçam todos os anos, sendo a maioria apresentada por homens.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade